limpar filtros
Questões por página:
De acordo com a Lei Federal n° 9.394/96, Art.24, inciso V, na educação básica, a verificação do rendimento escolar observará, entre outros, o seguinte critério:
A avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. E, para que ela cumpra suas funções, deverá ser executada com um certo rigor técnico, o que implica algumas exigências, por exemplo, que os instrumentos de avaliação sejam elaborados, executados e aplicados levando-se em conta alguns princípios. Conforme Luckesi (2011), para serem adequados, os instrumentos deveriam, entre outros,
Para Libâneo, Oliveira e Toschi (2003), há tipos específicos de manifestações curriculares. Segundo estes autores, o currículo que refere às influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no ambiente escolar, ou seja, das práticas e experiências compartilhadas na escola e na sala de aula, é o currículo
Ao abordarem a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, Sacristán e Gomes (2000) afirmam que são duas as dimensões na significação potencial do material de aprendizagem:
I – significação ________: coerência na estrutura interna do material, sequência lógica nos processos e consequência nas relações entre seus elementos componentes.
II – significação ________: que seus conteúdos sejam compreensíveis desde a estrutura cognitiva que o sujeito que aprende possui.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
Atualmente, requer-se dos profissionais da educação uma atitude crítica, no sentido de questionar o seu papel e de não só buscar atender as demandas — muitas vezes discutíveis — do mercado, mas de questioná-las e intervir na direção das mudanças necessárias. Isso implica realizar um trabalho de boa qualidade, um trabalho competente.
Com relação às dimensões da competência do trabalho docente, conforme Rios (2001), está a dimensão política, a qual diz respeito