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A pobreza pode ser definida de forma única e universal, sendo homogêneos seus princípios e causas, ainda que se refira a situações de carência em que os indivíduos não conseguem manter um padrão mínimo de vida condizente com as referências socialmente estabelecidas em cada contexto histórico. Desse modo, a abordagem conceitual da pobreza absoluta requer que possamos, inicialmente, construir uma medida invariante no tempo das condições de vida dos indivíduos em uma sociedade.
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A Geografia Física teve origem, enquanto conhecimento científico, entre os naturalistas dos séculos XIX e XX. Porém foi com o aparecimento da Geografia Regional de Jean-Baptiste de Lamarck, na França do século XIX, que a Geografia Física se concretizou enquanto ramo específico de estudo da ciência geográfica.
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O método histórico-dialético define que é a partir do conhecimento na sua forma mais contemporânea que se pode compreender a realidade e a própria ciência na sua historicidade. Os processos de trabalho e as tecnologias correspondem a momentos da evolução das forças materiais de produção e podem ser tomados como um ponto de partida histórico e dialético para o processo pedagógico.
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O baixo aproveitamento escolar decorrente da depressão não aparenta estar relacionado com as dificuldades dessas crianças em prestar atenção na explicação, apesar de terem capacidades cognitivas correspondentes à faixa etária. Problemas com a aprendizagem e sintomas de desordem afetiva habitualmente são confundidos, e essa situação demanda uma averiguação cautelosa, descartando o ambiente escolar como fator relevante.
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De acordo com os domínios morfoestruturais brasileiros, podemos afirmar que as forças endógenas ativas correspondem aos movimentos de soerguimento dos continentes (orogênese) e ao dobramento das bordas continentais (epirogênese), que podem se manifestar através das fraturas, falhas e atividades vulcânicas resultantes da deriva continental e do choque entre as placas tectônicas impulsionados pela energia do interior da terra. A epirogênese compreende movimentos da crosta que propiciam dobramento ou enrugamento de rochas sedimentares depositadas nas bacias geossinclinais em área de choque entre placas tectônicas situadas nas bordas dos continentes. Como exemplo, pode-se citar a cordilheira dos Andes.