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Nos últimos anos, o aumento na extensão territorial do Brasil ocorreu em função de novos delineamentos de fronteiras internacionais em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
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Sobre a dinâmica das indústrias na nossa sociedade, autores como Zarnowitz afirmam que os fatos estilizados dos ciclos clássicos são também válidos nos ciclos de crescimento. Uma diferença é que os pontos de reversão dos ciclos de crescimento costumam ocorrer anteriormente aos pontos de quebra dos ciclos clássicos.
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A representação do espaço geográfico pode-se dar através de cartas, plantas, croquis, mapas, globos, fotografias, imagens de satélites gráficos, perfis topográficos, maquetes, textos e outros meios que utilizam a linguagem cartográfica. Um dos objetivos em se trabalhar com as representações cartográficas é o de se estabelecer articulação entre conteúdo e forma, utilizando a linguagem cartográfica para que se construam conhecimentos, conceitos e valores.
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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas, redes públicas e privadas de ensino, de todo o Brasil. A BNCC pretende promover a elevação da qualidade do ensino no país por meio de uma referência comum obrigatória para todas as escolas de educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados e às escolas.
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São aspectos que influenciam na correlação entre os procedimentos da Cartografia Temática convencional e aqueles dos Sistemas de Informações Geográficas: questão semântica; diversidade de meios para gerar os mapas de síntese; controvérsias sobre a referência ao mapa de síntese como sinônimo de cruzamento de mapas; distintas especificidades dos mapas de síntese.