limpar filtros
Questões por página:

A Psicologia Comunitária encontra nas políticas públicas sua área de atuação plena, pois em seus fundamentos teóricos e metodológicos, estuda as condições internas e externas ao homem que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeitos numa comunidade.

A seguir são apresentadas algumas das metodologias da Psicologia Comunitária, assinale aquela que corretamente apresenta uma característica deste importante aspecto da psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.

A pessoa tem medo de avião e não consegue falar em público, situações como essas estão presentes no dia a dia dos psicólogos. Ele tem a sua disposição teorias e técnicas de abordagens psicoterápicas aplicáveis às diversas situações clínicas. A seguir são apresentadas as principais técnicas e/ou teorias. Marque a alternativa onde a teoria/técnica tem sua correta correlação.

(...) “Que seja imenso o campo das nossas sensações e intuições sensíveis, isto é, das representações obscuras no ser humano, de que não somos conscientes, ainda que possamos concluir indubitavelmente que as temos; que, ao contrário, as representações claras contenham apenas infinitamente poucos pontos acessíveis à consciência; que, por assim dizer, no grande mapa de nosso espírito só haja poucos lugares iluminados, isso pode nos causar espanto com relação a nosso próprio ser (...) O campo das representações obscuras é o maior no ser humano... frequentemente jogamos com representações obscuras e temos interesse em ocultar à imaginação objetos desejados ou indesejados; com mais frequência, porém, somos nós mesmos um jogo das representações obscuras, e nosso entendimento não pode se salvar dos absurdos em que é posto pela influência delas, ainda que as reconheça como engano.” (John Locke).


Inspirados a partir da leitura do texto e com seus conhecimentos sobre psicopatologias e métodos clínicos, assinale a única alternativa que se relaciona de forma correta com o pensamento do filósofo iluminista.

O COVID-19 impôs à sociedade global, uma nova experiência, o isolamento social. Famílias ficaram “dentro de casa”. Este fato fez com que problemas muitas vezes “trancados em casa” fossem expostos: aumento da violência doméstica, dos divórcios, dos maus tratos às crianças, entre outros. A psicologia familiar pode colaborar neste momento, atuando junto às famílias, porque pode:
O objetivo do processo psicodiagnóstico é descrever e compreender a personalidade total do paciente, os aspectos do passado, presente e futuro. É um processo limitado no tempo que enfatiza a investigação dos sintomas e as características da indicação, através de técnicas como: entrevista semi-dirigida, técnicas projetivas, entrevista de devolução. Um psicodiagnóstico completo e corretamente administrado, permite estimar o prognóstico do caso e a estratégia e/ou abordagem terapêutica mais adequada para ajudar o cliente. Na relação com o cliente, o psicodiagnóstico cumpre o papel de: