91 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 19
Questões por página:
As antigas concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo sofreram uma revolução com as ideias introduzidas por Piaget. Em seus estudos, Piaget partiu de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. Piaget considerou-se um epistemólogo genético, porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.
Avalie as afirmações a seguir sobre o Pensamento Piagetiano e assinale a alternativa correta.
I - Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender o processo dessa transformação e, consequentemente, compreender o modo como o objeto é construído;
II - Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças;
III - A Psicologia pode ser considerada como a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamento, razão) e o comportamento humano e animal;
IV - A embriogênese diz respeito ao desenvolvimento do corpo, mas também ao desenvolvimento do sistema nervoso ao desenvolvimento das funções mentais.
A motivação escolar constitui, atualmente, uma área de investigação que permite, com alguma relevância, explicar, prever e orientar a conduta do aluno em contexto escolar. A forma como os indivíduos explicam os seus êxitos e fracassos relacionam-se com a sua motivação, a qual denota geralmente um fator ou fatores que levam a pessoa a agir em determinada direção (Weiner,1979; Bzuneck,2001; Cavenaghi,2009).
Seja qual for a perspectiva que se adote, o que sempre se verifica é a existência de dois tipos de motivação: extrínseca e intrínseca.
Após a leitura atenta do texto, assinale a alternativa que estabeleça de forma correta relação com a motivação escolar.
A avaliação psicológica envolve um conjunto de métodos e técnicas, e os testes são uma parte (muito importante, mas não exclusiva) desse processo. Sobre os métodos e técnicas de avaliação, analise as afirmações a seguir.
I - Uma entrevista pode ser feita com diferentes finalidades e com vários objetivos. É um procedimento simples que não requer treinamento especializado. Entrevistas podem ser classificadas em: estruturadas, semi-estruturadas ou informais (não estruturadas);
II – Entrevistas estruturadas seguem um roteiro muito preciso. O entrevistador dispõe de um conjunto de perguntas que devem ser feitas para colher dados específicos que permitam gerar hipóteses diagnósticas ou produzir comparações entre todas as pessoas entrevistadas;
III - Entrevistas semi-estruturadas têm um roteiro pré-estabelecido, embora o entrevistador geralmente tenha algumas questões que deseje explorar. Ele ouve o entrevistado e, em função do conteúdo de sua fala, faz perguntas ou observações;
IV - Entrevistas informais, ou não estruturadas, têm um roteiro e um conjunto básico de questões. Porém, o entrevistador flexibiliza o uso do roteiro e, em função das respostas, pode conduzir a entrevista para outros rumos e explorar outras informações do entrevistado.
Após sua avaliação, assinale a alternativa correta.
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária. A proposta é garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade. Para isso, foi criada a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas.
A Rede de Atenção Psicossocial está presente em sua cidade e atua na Atenção Básica através dos seguintes serviços e/ou equipamentos:
O direito à educação é uma das prioridades do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e também pode ser visto como responsável pela queda nas taxas de trabalho infantil.
Em 1990, ano de implementação do estatuto, quase 20% das crianças estavam fora da escola. Em 2013, essa taxa era de 7%.
O ingresso das crianças nas escolas fez com que a taxa de analfabetismo também diminuísse 88,8%: de 12,5% em 1990 para 1,4% em 2013. Entre os adolescentes negros, a taxa de analfabetismo diminuiu ainda mais: de 17,8% passou para 1,5%.
Toda criança e adolescente passou a ter direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: