Questões do concurso:
SEED-PR - 2025 - FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Pedagogia - Anos Iniciais
limpar filtros
65 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 13
Questões por página:
Questões por página:
É sabido que aprender-ensinar-aprender, processo em que mulheres e homens ao longo de suas vidas fazem e refazem seus jeitos de ser, viver, pensar, os envolve em trocas de significados com outras pessoas de diferentes faixas etárias, sexo, grupos sociais e étnico-raciais, experiências de viver. Tratar, pois, de ensinos e de aprendizagens é tratar de identidades, de conhecimentos que se situam em contextos de culturas, de choques e trocas entre jeitos de ser e viver, de relações de poder.
FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13.
As opções abaixo apresentam as finalidades de se estreitar as relações entre pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, à exceção de uma. Assinale-a:
FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. Relações étnicoraciais no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições: 2011, p.13.
As opções abaixo apresentam as finalidades de se estreitar as relações entre pessoas de diferentes grupos étnico-raciais, à exceção de uma. Assinale-a:
A palavra “autonomia” vem do grego e significa capacidade de autodeterminar-se, de autorealizar-se, de “autos” (si mesmo) e “nomos” (lei). Autonomia significa autoconstrução, autogoverno. A escola autônoma seria aquela que se autogoverna. Mas não existe uma autonomia absoluta. Ela sempre está condicionada pelas circunstâncias, portanto a autonomia será sempre relativa e determinada historicamente.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.10.
Tendo como base a noção de autonomia relacionada ao contexto da educação, avalie as afirmativas que se seguem:
I. O modelo de ensino calcado na pedagogia tradicional representa um esforço em busca da construção da autonomia.
II. O ensino comprometido em desenvolver a autonomia possui a presença predominante do diálogo em seus métodos e técnicas.
III. Promover a autonomia na educação das crianças possui desdobramentos políticos, pois é um exercício concreto de preparação para a vida do cidadão.
Está correto o que se afirma em
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez,2002, p.10.
Tendo como base a noção de autonomia relacionada ao contexto da educação, avalie as afirmativas que se seguem:
I. O modelo de ensino calcado na pedagogia tradicional representa um esforço em busca da construção da autonomia.
II. O ensino comprometido em desenvolver a autonomia possui a presença predominante do diálogo em seus métodos e técnicas.
III. Promover a autonomia na educação das crianças possui desdobramentos políticos, pois é um exercício concreto de preparação para a vida do cidadão.
Está correto o que se afirma em
Disciplinar o aluno é fazer com que ele também perceba o seu lugar social. A disposição cartográfica de uma sala de aula, seja ela qual for, é sempre uma disposição estratégica para que o professor possa dominar os alunos, pois nesta concepção de escola o aprendizado só pode acontecer sob domínio. Para dizer de outra forma, uma sala de aula nunca é caótica, há sempre uma ordem implícita que, se visa possibilitar a ação pedagógica, traz também a marca do exercício do poder, que deve ser sofrido e introjetado pelo aluno.
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Uma das práticas educacionais que viabilizam a introjeção do poder disciplinar consiste
ALVES, N. LEITE, R. (Org.) O sentido da escola. Rio de Janeiro: DP&A,2002, p.24.
Uma das práticas educacionais que viabilizam a introjeção do poder disciplinar consiste
A interdisciplinaridade surge como uma proposta didático-pedagógica imprescindível para solucionar um impasse histórico do modelo hegemônico de ensino.
Assinale a opção que apresenta esse impasse.
Assinale a opção que apresenta esse impasse.
Deste modo, propomos cinco critérios que permitem analisar as situações concretas para determinar em que elas concernem ou não ao jogo: a presença de um grau secundário de linguagem, a decisão (de jogar e no jogo), a regra (sob diferentes formas), a incerteza e a frivolidade. (...) Este é o paradoxo do jogo, espaço de aprendizagem cultural fabuloso e incerto, às vezes aberto, mas também fechado em outras situações: sua indeterminação é seu interesse e, ao mesmo tempo, seu limite. Com efeito, ele testemunha a aventura, a invenção do possível do qual é o lugar potencial de emergência.
BROUGERE, Gilles. Jogo e eduação. Porto Alegre: Artes Médicas,1998, p.194.
Considerando o jogo como uma estratégia pedagógica, assinale a opção que não expressa uma de suas finalidades diretas.
BROUGERE, Gilles. Jogo e eduação. Porto Alegre: Artes Médicas,1998, p.194.
Considerando o jogo como uma estratégia pedagógica, assinale a opção que não expressa uma de suas finalidades diretas.