Filtrar


Questões por página:

A imagem abaixo ilustra uma vértebra cervical (Atlas - C1), vista posterior. Assinale a alternativa que indica corretamente a região anatômica representadas pelos numerais.

Fonte: Internet – www.fm.usp.br.

Sobre as diretrizes de ventilação mecânica, assinale da alternativa que preenche corretamente as lacunas das sentenças abaixo: I. Na regulação inicial do ventilador mecânico, recomenda-se usar modo _________________, podendo ser ciclado a volume (VCV) ou ciclado a tempo e limitado a pressão (PCV). (Barbas,2014) II. A ______________ é um exame que permite a avaliação diagnóstica do estado metabólico acidobásico e da troca gasosa pulmonar com medidas diretas de algumas variáveis, como pH, PaCO2 (pressão parcial de gás carbônico) e PaO2 (pressão parcial de oxigênio). (Barbas,2014) III. A ventilação _______________________ é um modo de ventilação disparado e ciclado pelo paciente, no qual o ventilador assiste à ventilação através da manutenção de uma pressão positiva pré-determinada durante a inspiração até que o fluxo inspiratório do paciente reduza-se a um nível crítico, normalmente 25% do pico de fluxo inspiratório atingido. (Carvalho,2007)
Sobre a avaliação e tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), assinale a alternativa CORRETA:
Sobre a organização anatomofuncional do sistema respiratório, marque V para verdadeiro e F para falso. Em seguida, assinale a alternativa correspondente: I. ( ) As vias aéreas superiores compreendem as narinas, a cavidade nasal, as coanas, o complexo nasobucofaringolaringeo e a laringe (Costa,2004). II. ( ) A velocidade do ar aumenta à medida que passa por traqueia, brônquios e bronquíolos. III. ( ) O “rolo mucociliar” conduz o muco produzido nas paredes bronquiais até as extremidades mais altas das vias aéreas inferiores, para então ser eliminado pela boca ou deglutido. IV. ( ) A expansão do pulmão ocorre conjuntamente com a expansão do tórax. Por complacência toracopulmonar se entende a distensibilidade do tórax e do tecido pulmonar.
Para que serve o cateter de Swan-Ganz?