Filtrar


Questões por página:
Amputação transtibial é definida por Pastre et al. (2006), como “a retirada total ou parcial de um membro”. Esse tipo de amputação, apesar de acarretar transtornos físicos e psicológicos ao paciente, é considerado como sendo de bom nível posicional, principalmente para reabilitação e indicação de próteses. Analise as afirmativas:

I. É comum ocorrer algumas complicações após amputação, como deformidade em flexão, irregularidades ósseas, excesso de partes moles, cicatrização inadequada, neuromas indolores, complicações cutâneas ou comprometimento vascular.

II. O Fisioterapeuta desempenha papel fundamental quanto à reeducação funcional, acompanhando o paciente em todos os estágios do programa de reabilitação, fazendo parte de equipe multidisciplinar, supervisionando e tratando desde o estágio pré e pós-operatório, na educação de mobilidade pré e pós-protética e, se necessário, em cuidados de manutenção das funções músculo-esqueléticas.

III. Para o correto posicionamento do coto no leito no pré e pós-operatório imediato, o Fisioterapeuta deve orientar o indivíduo a manter o coto em flexão de joelho, abdução e rotação externa de coxa, usar travesseiro embaixo do coto e manter sempre os membros inferiores alinhados para evitar contraturas, que podem surgir em decorrência do enrijecimento facial e do desequilíbrio muscular, de um reflexo protetor de retirada, da perda da estimulação plantar em extensão ou resultado de algum posicionamento inadequado.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Paciente do sexo masculino,8 meses de idade, sem histórico de prematuridade e sem patologias associadas, foi internado em enfermaria hospitalar devido à pneumonia. No momento, encontra-se em respiração espontânea e ar ambiente, com tosse eficaz, eupneico e afebril. Na ausculta pulmonar, foi possível detectar roncos em HTD (hemitórax direito): MV+, simétrico, com roncos em HTD. Gasometria dentro dos valores de normalidade. Assinale a alternativa que apresenta a conduta fisioterapêutica mais apropriada para o caso clínico citado.
Assinale a alternativa que apresenta o eixo anatômico que possui direção vertical e é perpendicular aos planos horizontais.
Paciente do sexo feminino,38 anos, gestante de 10 semanas, comparece ao consultório fisioterapêutico com queixas de dores lombares, edema em membros inferiores e instabilidade na marcha. São adequados como conduta no tratamento fisioterapêutico dessa paciente, EXCETO
Assinale a alternativa que apresenta uma articulação do tipo sinovial esferoide.