Filtrar


Questões por página:
As principais alterações provocadas pela pneumonia decorrem da exacerbação do processo inflamatório e acarretam em importantes acúmulos de secreção brônquica, com consequente incapacidade do sistema em realizar uma adequada ventilação alveolar. Por esses fatores, torna-se evidente a importância da fisioterapia respiratória em pacientes acometidos por essa afecção. Para minimizar ou impedir as complicações, podem ser executadas algumas manobras de fisioterapia respiratória. Escolha a opção que melhor descreve a Hiperinsuflação Pulmonar com Compressão Torácica (Bag Squeezing):

As doenças reumáticas são ainda hoje conhecidas na população pelo termo geral reumatismo, que apesar de consagrado não é correto, pois as doenças reumáticas abrangem um número elevado de patologias que possuem em comum o comprometimento do sistema musculoesquelético que podem apresentar sintomatologia e evolução diferentes. Essas doenças podem ser classificadas de acordo com os mecanismos de lesão ou sua localização preferencial e seus dados epidemiológicos são bastante variados. Analise as afirmações relacionadas ao conteúdo descritivo mínimo para encaminhamento.


I – (...) Resultado de proteína c reativa (PCR) ou velocidade de hemossedimentação (VHS/VSG), com data.

II – (...) Presença de exantema e fotossensibilidade.

III – (...) Dor lombar que persiste por mais de três meses que pode diminuir com o movimento e aumentar com o repouso.

Escolha a opção que relaciona corretamente as afirmações e os possíveis diagnósticos reumatológicos.


A dor na região anterior do joelho muito conhecida como dor patelofemoral tende a ser reproduzida em atividades associadas a reação da articulação patelofemoral. Os músculos que afetam dinamicamente a estabilidade patelar são aqueles que controlam a rotação interna e externa da tíbia. São músculos envolvidos nesse processo:
A articulação do ombro permite uma grande amplitude de movimentos. A disposição harmônica das articulações, músculos e ligamentos da cintura escapular é fundamental para o posicionamento da mão no espaço. os desarranjos causados pelo traumatismo da extremidade proximal do úmero e partes moles adjacentes podem levar a limitação funcional importante, gerando dependência e perda da qualidade de vida. Suas fraturas se não tratadas adequadamente, podem resultar em consolidação viciosa, alteração nos eixos mecânicos e braços de alavanca com consequente insuficiência funcional não só do ombro, mas de todo o membro.
Morelli, R.S.S.; Travizanuto, R.E.S.. Fraturas da extremidade proximal do úmero: estudo comparativo entre dois métodos de fixação. Acta ortop. bras.18 (2) • 2010
Em relação a programas de reabilitação após fraturas no úmero proximal, analise os itens a seguir:
I O programa pode ser dividido de acordo com as fases da cicatrização do tecido ósseo, onde a mobilização do membro dependerá do tipo de fratura e tempo de reparo tecidual, mas não da técnica cirúrgica empregada.
II A fase de cicatrização fibroblástica é geralmente composta pelas três primeiras semanas pós-trauma ou pós cirurgia.
III A segunda fase do programa de reabilitação coincide com o processo de remodelação dos tecidos em cicatrização.
IV Entre a 10º e 12ª semanas, podem ser utilizados, gradualmente, exercícios concêntricos e excêntricos progressivos.
V Na terceira fase, deve-se priorizar o ganho de força, trabalhando em ângulos reduzidos e não trabalhando ainda em amplitude completa do ombro.

Dos itens acima mencionados, estão corretos, apenas:


A lesão do ligamento cruzado anterior do joelho é uma lesão esportiva comum e grave da articulação do joelho e é uma doença comum no campo da medicina esportiva e de reabilitação. O tratamento inadequado pode levar à instabilidade do joelho, cartilagem articular e lesão do menisco, e até osteoartrite secundária, que afeta seriamente as atividades funcionais do joelho e reduz significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
Shu, C.; Han, L.; Yang, H.. Efeito de treinamento de reabilitação em ferimentos no ligamento cruzado. Rev Bras Med Esporte 28 (3) • May-Jun 2022
Recomenda-se que a análise da amplitude de movimento do joelho seja feita conforme preconizado pelo International Knee Documentation Committee, com as avaliações devendo ser executadas nas formas ativa e passiva, e discriminada em A, B e C. Com base nisso, podemos afirmar que: