Filtrar


Questões por página:
A Fisioterapia em Saúde da Mulher (FISM) é uma especialidade profissional da Fisioterapia, reconhecida pela resolução do COFFITO nº.372/2009, que tem como finalidade a ampla atuação fisioterapêutica ao longo do ciclo vital feminino: na infância, na gravidez, no trabalho de parto, no pós-parto, no puerpério, no climatério e na terceira idade. Esta especialidade representa um refinamento da prática do fisioterapeuta voltada às especificidades das mulheres que vão muito além das questões meramente reprodutivas, incorporando-se um olhar voltado à integralidade e consideração aos aspectos socioculturais.
Sobre a Fisioterapia em Saúde da Mulher (FISM), analise os itens a seguir:


I. A atuação do fisioterapeuta iniciou na Inglaterra como membro das equipes de obstetrícia no início do século XX. Os primeiros estudos científicos que se conhecem aconteceram na década de 40, principalmente os estudos relacionados ao assoalho pélvico feminino, aos exercícios na gestação e preparação para o parto.
II. Os estudos de Fisioterapia relacionados à oncologia mamária, iniciaram um pouco mais tarde, entre as décadas de 60 e 80.
III. O fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher durante a gravidez tem um papel importantíssimo na prevenção, no tratamento para o alívio das lombalgias e dorsalgias, síndromes de compressão nervosa, edema, dispneia, incontinência urinária, a partir de uma avaliação minuciosa e da utilização de recursos fisioterapêuticos próprios.
IV. O trabalho educativo por meio de orientações e treinamentos também é de extrema importância, visto que o fisioterapeuta trabalha a educação em saúde, que no caso de gestantes, gera resultados diretos muito positivos: promove maior conhecimento de todo processo gravídico-puerperal (reduzindo a ansiedade, visitas desnecessárias ao pronto-atendimento, os alarmes falsos de trabalho de parto, entre outros) e melhora os desfechos de parto (experiência com o parto, uso de analgesia, tempo de trabalho de parto e até mesmo, saúde do recém-nascido).

Estão CORRETOS:
A respeito da Drenagem Postural, assinale (V) para a(s) alternativa(s) VERDADEIRA(S) e (F) para a(s) FALSA(S):

( ) A drenagem postural pode ser considerada um recurso terapêutico simples, porém amplamente empregado na fisioterapia respiratória e apresentando excelentes resultados, principalmente quando associado às demais técnicas convencionais de higiene brônquica.
( ) Ela não é necessariamente um recurso mecânico, nem tampouco manual, mas sim um processo da própria natureza, baseado em um princípio físico, que é a ação de gravidade.
( ) A duração de cada posição de drenagem depende da tolerância do paciente. De uma forma geral, o recém-nascido é mantido em cada posição durante 2 a 5 minutos, quando associado à percussão e/ou vibração, ou cerca de 15 minutos se a manobra é aplicada isoladamente. Durante o procedimento, os sinais vitais devem ser monitorados continuamente.
( ) A decisão de qual segmento ou lobo pulmonar deve ser drenada e, consequentemente, a escolha da postura correta, é baseada na avaliação clínica cuidadosa e na análise dos raios X de tórax.
( ) Em crianças, pela gravidade, as posições assistidas podem ser usadas da mesma maneira, tomando-se algumas precauções principalmente quando se trata da inclinação de cabeça para baixo (trendlemburg) que deve ser evitadas em crianças com pressão craniana elevada e em neonatos com hemorragia peri/intraventricular, já que no recém-nascido, em particular no prematuro, o controle do fluxo sanguíneo cerebral é limitado, e nesta posição ocorrem variações no fluxo sanguíneo sistêmico e cerebral, predispondo a ocorrência tanto de lesões isquêmicas (leucomalácia periventricular) como das hemorrágicas (hemorragia peri/intraventricular).

A sequência CORRETA, é:
A respeito da Fisioterapia de Compressão Torácica, analise os itens a seguir:

I. A técnica consiste na compressão realizada na parede torácica durante a fase expiratória do ciclo respiratório de forma relativamente brusca objetivando a formação de fluxo turbulento por aceleração do fluxo expiratório intrapulmonar, objetivando a mobilização de secreções.
II. Para aplicação da técnica, as mãos do fisioterapeuta devem estar dispostas no sentido anatômico dos arcos costais, com os dedos colocados entre os mesmos.
III. A força compressiva deve ser distribuída igualmente entre a palma da mão e os dedos. A dor é uma manifestação muito frequente, evidenciada durante o emprego da manobra. Isso dificulta e compromete os benefícios provenientes do recurso, devendo o fisioterapeuta dosificar seu esforço compressivo, sua técnica, e solicitar uma analgesia adequada se necessário.
IV. Esta manobra está contraindicada em pacientes com osteopenia da prematuridade, plaquetopenia entre outros.
V. Os benefícios dessa manobra têm sido relatados na literatura quando ela é aplicada isoladamente. Entretanto, tem-se demonstrado uma maior eficiência e eficácia na terapia quando esta é aplicada conjuntamente a outras manobras como a vibração.

Estão CORRETOS:
O termo hidrocefalia vem do grego e significa “água na cabeça”. A principal causa desta patologia tem decorrido da prematuridade dos recém nascidos. Os sinais e sintomas são bastante exuberantes, sendo mais notável o aumento do tamanho da cabeça em proporções muitas vezes graves. Antes de qualquer intervenção é fundamental estabelecer um programa de atendimento fisioterapêutico que inclua a definição clara dos objetivos e a determinação de prioridades, são eles:

I. Monotorização dos sinais vitais. II. Fisioterapia respiratória. III. Técnicas de Higiene Brônquica. IV. Vibração Torácica.

Estão CORRETOS:
A Fisioterapia Pediátrica é uma especialidade voltada ao tratamento de recém-nascidos, bebês, crianças e pré-adolescentes. As doenças tratadas podem ser congênitas ou adquiridas depois do nascimento.
A respeito da Fisioterapia Pediátrica, analise as alternativas e assinale a INCORRETA: