Filtrar


Questões por página:
Quanto à distribuição de macronutrientes na dieta de indivíduos portadores de Diabetes Tipo II e Dislipidemia tipo IIa (hipercolesterolemia familiar), é CORRETO afirmar que, na maioria dos casos, recomendam-se:
Para diminuir as complicações associadas à terapia nutricional, é necessário estabelecer protocolos, rotinas e controles de qualidade, além de dispor de equipe multiprofissional de formação adequada, uma vez que as complicações potenciais podem pôr em risco os resultados clínicos do paciente e refletir no aumento dos custos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na Resolução RDC n°63, de 6 de julho de 2000, é atribuição do nutricionista na equipe multiprofissional de terapia nutricional (EMTN):

I. Estabelecer o acesso intravenoso para a administração da Nutrição Parenteral e proceder ao acesso intravenoso central, assegurando sua correta localização. II. Assegurar a infusão do volume prescrito da Nutrição Parenteral, através do controle rigoroso do gotejamento, de preferência com uso de bomba de infusão. III. Avaliar qualitativa e quantitativamente as necessidades de nutrientes com base na avaliação do estado nutricional do paciente. IV. Assegurar que qualquer outra droga e/ou nutriente prescritos não sejam infundidos na mesma via de administração da Nutrição Parenteral, sem a autorização formal da EMTN.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Na hepatite crônica, o metabolismo e as concentrações plasmáticas de proteínas, bem como de aminoácidos de cadeia aromática (AACA) e ramificada (AACR), estão alterados em virtude da redução da massa hepática funcional, da derivação porto-sistêmica e das alterações hormonais sobre o metabolismo proteico muscular. Caracteriza MELHOR o plasma de pacientes com hepatite crônica:
O primeiro ano de vida constitui um dos períodos de maior crescimento observado ao longo da vida do indivíduo e qualquer fator que possa interferir na qualidade da sua alimentação ou no acesso inadequado a ela repercutirão nesse desenvolvimento. Leia as assertivas quanto às recomendações nutricionais no primeiro ano de vida:
I. Carboidratos: 50 a 60% do valor calórico total da dieta. II. Lipídeos: 25 a 35% do valor calórico total da dieta. III. Proteína: 10 a 15% do valor calórico total da dieta.
É CORRETO o que se afirma em:
A cárie é um problema de saúde pública, diretamente relacionado com doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. A Aliança Global é formada por um grupo mundial de especialistas em odontologia e saúde pública que defende a importância de a cárie ser entendida como uma doença contínua que requer prevenção e manejo abrangentes, para que sua progressão seja interrompida no mundo e se possa caminhar em direção a um Futuro Sem Cárie. As principais ações dietéticas em cáries dentárias são voltadas à prevenção de ocorrência das mesmas. Devem ser foco de investimento nas ações de saúde pública que envolvam Nutrição, com vistas a garantir uma boa formação dos dentes, a oferta adequada dos seguintes nutrientes: