Filtrar


Questões por página:
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um bom indicador do estado nutricional, principalmente em nível populacional, quando se realiza uma triagem nutricional, sendo diretamente proporcional ao risco de desenvolvimento de doenças crônicas e outras comorbidades associadas ao excesso de peso. Individualmente, apresenta certas limitações, como o fato de não distinguir massa gorda de massa livre de gordura e não determinar a distribuição de gordura corporal. Segundo a classificação do estado nutricional e do risco de comorbidades associadas à obesidade de acordo com o IMC para adultos, atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) IMC <16 indica desnutrição grave com baixo risco de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 16 a 16,99 indica desnutrição moderada com baixo risco de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 18,5 a 24,99 indica normal com risco médio de comorbidades associadas à obesidade. ( ) IMC 35 a 39,9 indica Obesidade grau I com risco moderado de comorbidades associadas à obesidade.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
A adolescência é uma fase de crescimento e desenvolvimento acelerados, em que ocorrem transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais, tornando o indivíduo apto para se reproduzir, além de conferir a ele independência e responsabilidades. Assim como em fases anteriores da vida de um indivíduo, a adolescência exerce grande influência na formação dos hábitos alimentares e na qualidade de vida da fase adulta. A avaliação nutricional do adolescente é de extrema importância e fazem parte histórico médico e psicológico fatores associados ao crescimento e desenvolvimento, hábitos alimentares, atividade física e exames laboratoriais. Em relação aos adolescentes hospitalizados, um exame físico detalhado pode contribuir para a detecção e a intervenção precoce do quadro. A Escala Clínica por Semiologia Imunológica Nutricional (Eclipsin) é um questionário aplicado em pacientes hospitalizados com o objetivo de identificar aqueles com quadro de depleção imunológica secundária à desnutrição proteico-calórica, sendo possível, assim, estabelecer um diagnóstico do estado nutricional relacionado com a imunodeficiência. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. A queda de cabelo pode indicar a deficiência proteica e/ou de zinco. II. A demora na cicatrização de feridas, pode ser um indicativo de depleção imunológica, hiperglicemia, deficiência de proteína ou de vitamina A, K ou C. III. Anasarca é a presença de edema generalizado. IV. É considerada diarreia prolongada quando há episódios diários e que duram por mais de duas semanas, ocasionando desidratação e perda de peso.
As doenças transmitidas por alimentos (DTA) constituem um dos problemas de saúde pública mais frequentes do mundo contemporâneo. As doenças transmitidas por alimentos (DTAs) são causadas por agentes biológicos, químicos ou físicos, os quais penetram no organismo humano pela ingestão de água ou alimentos contaminados. Atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) O Clostridium Botulinum é um bacilo Gramnegativo, causador do botulismo, uma intoxicação alimentar de extrema gravidade, de evolução aguda, caracterizada por distúrbios digestivos e neurológicos. ( ) Microrganismos anaeróbios facultativos têm potencial alto-oxidante e microrganismos aeróbios facultativos tem potencial baixoredutor. ( ) A água é o único meio capaz de veicular E. coli. ( ) A infecção por E. coli caracteriza-se por diarreia aquosa com grande quantidade de muco, náuseas, dores abdominais, vômito, cefaleia, febre e arrepios.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
O aleitamento materno é um processo que envolve fatores fisiológicos, ambientais e emocionais. Sabe-se que a produção de leite é determinada pela ação hormonal já na gestação e é intensificada quando ocorre o aleitamento materno de forma adequada. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Aleitamento materno complementado: quando o lactente recebe o leite materno mais alimentos semissólidos, inclusive leite não humano. II. Aleitamento materno predominante: quando a criança recebe somente leite materno, diretamente da mama ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas de xarope de vitaminas, minerais ou medicamentos. III. Vários hormônios estão envolvidos no processo de lactação, entre eles: prolactina, ACTH, glicocorticoides, hormônio de crescimento e ocitocina. IV. A sucção é um importante estímulo para a produção de prolactina.
A terapia nutricional com antioxidantes concomitante à administração de drogas antineoplásicas apresenta vários benefícios ao tratamento de pacientes oncológicos. O selênio (Se) está presente no organismo humano em formas inorgânicas, metálica, oxiânio, selenato e/ou orgânica. O selênio exerce fundamental função na redução pró-inflamatória por favorecer o sistema antioxidante. Assinale a alternativa que corresponde às principais fontes de selênio.