Filtrar


Questões por página:
A nutrição enteral (NE) consiste na administração controlada de nutrientes, seja por via oral, por sondas ou ostomias, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral. Segundo a Resolução RCD N° 63, de 6 de julho de 2000, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, atribua (V) Verdadeiro ou (F) Falso para as afirmativas a seguir:
( ) Compete ao nutricionista: elaborar a prescrição dietética com base nas diretrizes estabelecidas na prescrição médica. ( ) Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN): grupo formal e obrigatoriamente constituído de pelo menos um profissional de cada categoria, a saber: médico, nutricionista, enfermeiro e farmacêutico, podendo ainda incluir profissional de outras categorias, habilitados e com treinamento específico para a prática da Terapia Nutricional-TN. ( ) Terapia Nutricional (TN): Conjunto de procedimentos terapêuticos para a manutenção ou a recuperação do estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral ou Enteral. ( ) Nutrição Enteral em Sistema Fechado: NE que requer manipulação prévia à sua administração, para uso imediato ou atendendo à orientação do fabricante.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
Análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC) é uma das principais ferramentas utilizadas atualmente para a garantia da inocuidade, qualidade e integridade dos alimentos. O método de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle APPCC, é baseado em vários princípios diferentes de detecção direta ou indireta de contaminação. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA.
A Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece os requisitos gerais (essenciais) de higiene e de boas práticas de fabricação para alimentos produzidos/fabricados para o consumo humano. Para efeitos desse regulamento:
I. O estabelecimento deve dispor de meios para armazenamento de lixos e materiais não comestíveis, antes da sua eliminação, do estabelecimento, de modo a impedir o ingresso de pragas e evitar a contaminação das matérias-primas, do alimento, da água potável, do equipamento e dos edifícios ou vias de acesso aos locais. II. Desinfecção: é a eliminação total de microrganismos, através de agentes químicos ou métodos físicos adequados, no prédio, instalações, maquinários e utensílios. III. Luvas: o emprego de luvas na manipulação de alimentos deve obedecer às perfeitas condições de higiene e limpeza destas. O uso de luvas não exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos cuidadosamente. IV. Fracionamento de alimentos: são as operações através das quais se divide um alimento, modificando a sua composição original.
Assinale a alternativa CORRETA:

A textura, juntamente com o sabor, o aspecto e o aroma, é um dos atributos de qualidade mais importantes dos alimentos, que se relaciona com suas propriedades físicas e sensoriais. A respeito disso, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:



( ) A dureza é uma propriedade física do material que se usa muito na avaliação da textura.

( ) Adesivo, estaladiço e gratinado são nomes usados para descrever a textura dos alimentos.

( ) Cremosidade, suculência e maciez são propriedades texturais.

( ) Propriedades reológicas de um alimento: é o ramo da física que estuda apenas a viscosidade dos alimentos.



Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:

A presença de radicais livres parece ter papel relevante no desenvolvimento de doenças relacionadas ao sistema imunológico. Os micronutrientes são requisitos para a promoção do crescimento físico, para a maturação sexual, para o desenvolvimento neuromotor e para a integridade e o funcionamento do sistema imune. Analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:



I. O conteúdo de magnésio no organismo pode diminuir quando há maior eliminação por diarreia importante, nefropatia avançada, cirrose hepática ou pela ação excessiva de diuréticos que eliminam íons pela urina.

II. O consumo elevado de magnésio pode estar relacionado com a fisiopatologia da hipertensão.

III. Ácido ascórbico, vitamina A, fitatos e taninos são facilitadores da absorção do ferro não heme.

IV. A deficiência de magnésio está relacionada a prejuízos na função imune celular.