Questões de Concurso
Filtrar
1.905 Questões de concurso encontradas
Página 126 de 381
Questões por página:
A Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece os requisitos gerais (essenciais) de higiene e de boas práticas de fabricação para alimentos produzidos / fabricados para o consumo humano. O presente regulamento se aplica, quando for o caso, a toda pessoa física ou jurídica que possua pelo menos um estabelecimento no qual sejam realizadas algumas das atividades seguintes: produção/industrialização, fracionamento, armazenamento e transportes de alimentos industrializados. Para efeitos desse regulamento:
I. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.
II. Desinfecção: é a eliminação total de microrganismos, através de agentes químicos ou métodos físicos adequados, no prédio, instalações, maquinários e utensílios.
III. Luvas: o emprego de luvas na manipulação de alimentos deve obedecer às perfeitas condições de higiene e limpeza destas. O uso de luvas não exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos cuidadosamente.
IV. O controle de qualidade da matéria-prima ou insumo deve incluir a sua inspeção, classificação e, se necessário, análise laboratorial antes de serem levados à linha de fabricação. Na fabricação, somente devem ser utilizadas matérias primas ou insumos em boas condições.
Analise as assertivas acima e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. Um perigo é definido como um agente biológico, químico ou físico em um alimento, ou a própria condição de um alimento, com o potencial de causar um efeito adverso à saúde.
II. São pré-requisitos do APPCC: reunir a equipe de APPCC, descrever o produto, identificar o uso pretendido, elaborar um diagrama de fluxo, confirmar o diagrama de fluxo no local.
III. A equipe do APPCC apenas identifica os Pontos Críticos de Controle, os quais são essenciais para a eliminação total dos perigos que foram identificados.
IV. A aplicação bem sucedida do APPCC requer o comprometimento e o envolvimento total da gerência e da força de trabalho.
No tratamento da diarreia, é importante investigar sua causa. O aumento da frequência (normalmente acima de 3 vezes/dia) de eliminação de fezes semipastosas ou líquidas caracteriza-se como diarreia, sendo acompanhada por perda excessiva de líquidos e eletrólitos. Sendo assim, recomendações nutricionais como a oferta de líquidos e eletrólitos suficiente para repor as perdas são necessárias:
1. Ocorrência de secreção ativa de eletrólitos e água pelo epitélio intestinal (por exemplo, por exotoxinas bacterianas ou vírus).
2. Presença no intestino de solutos osmoticamente ativos, inadequadamente absorvidos (por exemplo na deficiência de lactase).
3. Condições em que há exposição inadequada do quimo no epitélio intestinal (por exemplo, síndrome do intestino curto).
4. Associações a lesões de mucosa, que levam à eliminação de muco, sangue e proteínas plasmáticas (por exemplo, colite ulcerativa, enterite por radiação).
Os itens acima enumerados correspondem, respectivamente, a: