Filtrar


Questões por página:
Os métodos de conservação de alimentos permitem que se possa guardá-los para uso futuro sem que se estraguem. A respeito disso, assinale a alternativa INCORRETA:

Quimicamente, os aminoácidos são pequenas moléculas, que, ao agruparem-se, formam as proteínas, desempenhando diversas funções, como as funções plásticas, uma vez que são constituintes dos tecidos e células. Estão presentes no nosso material genético. São constituintes de alguns neurotransmissores. Têm uma função reguladora, pois todas as enzimas do nosso organismo são proteínas. São estimulantes do sistema imunitário, formando anticorpos. Quanto aos aminoácidos, pode-se dizer que:



( ) Valina, prolina e glicina são aminoácidos essenciais.

( ) Triptofano, metionina e treonina são aminoácidos essenciais.

( ) Isoleucina, histidina e taurina são aminoácidos essenciais.

( ) Tirosina, lisina e serina são aminoácidos não essenciais.



Atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas acima e, em seguida, assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:

Trigo, centeio e cevada, juntamente com o milho e o arroz, representam os cereais mais consumidos no mundo. Com o advento da agricultura e posterior industrialização, ocorreram importantes alterações nos padrões da alimentação, seja pela difusão ampla da dieta mediterrânea, principalmente nos países europeus, permitindo a incorporação dos cereais em quantidades ainda maiores na dieta, seja pela indústria alimentícia que utiliza principalmente o trigo no processamento dos alimentos. Isso porque o glúten proveniente principalmente do trigo confere às farinhas as propriedades de coesão e viscoelasticidade necessárias para o preparo de alimentos como pães, bolos, massas, biscoitos e até mesmo de medicamentos. Nos dias atuais, o glúten provê até 50% do valor energético consumido em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Observase, atualmente, uma eclosão substancial no número de casos de doença celíaca (DC), caracterizada por alterações imunomediadas decorrentes da exposição do glúten no lúmem intestinal em indivíduos geneticamente suscetíveis. Diante da prevalência aumentada da DC e de outros distúrbios associados ao glúten, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. As proteínas do glúten podem também ser divididas em duas frações principais de acordo com sua solubilidade aquosa em álcool: as gliadinas solúveis e as gluteninas insolúveis. II. As frações proteicas provenientes do trigo (gliadina), centeio (hordeínas) e cevada (secalina) são as que coletivamente caracterizam os principais peptidídeos de glúten imunogênicos e precipitadores da DC. III. A doença celíaca pode ser definida como uma enteropatia inflamatória mediada por características autoimunes e ativada com a ingestão do glúten dietético em indivíduos geneticamente predispostos. IV. Para o diagnóstico da DC, é fundamente realizar exames em que são pesquisados no soro dos pacientes os anticorpos contra IgG e IgA, gliadina, Ttg2 e EMA.

O termo lipídios refere-se a diversos compostos químicos que têm como característica comum o fato de serem insolúveis em água. Por causa da diversidade de compostos com tais características, é difícil uma classificação geral que englobe os diferentes lipídios. No que se refere à classificação dos lipídios, atribua (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmativas a seguir:



( ) Os acilgliceróis (glicerol + ácido graxo) são também chamados de gorduras neutras.

( ) Os ácidos graxos são ácidos monocarboxílicos de cadeia simples.

( ) Quanto maior a cadeia hidrocarbonada, maiores serão o peso molecular, o ponto de fusão e a insolubilidade.

( ) Os ácidos graxos insaturados têm ponto de fusão mais baixo que os ácidos graxos saturados de mesmo número de carbonos.



Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo a sequência CORRETA:

A Terapia Nutricional Enteral (TNE) deve abranger, obrigatoriamente, as seguintes etapas: indicação e prescrição médica; prescrição dietética; preparação, conservação e armazenamento; transporte; administração; controle clínico laboratorial e avaliação final. Todas as etapas devem atender a procedimentos escritos específicos e ser devidamente registradas, evidenciando as ocorrências na execução dos procedimentos. A respeito disso, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:


I. A prescrição dietética é responsabilidade do médico e deve contemplar o tipo e a quantidade dos nutrientes requeridos pelo paciente. II. Nutrição Enteral (NE): alimento para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada para uso por sondas ou via oral, industrializado ou não, utilizada exclusiva ou parcialmente para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando a síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas. III. Nutrição Enteral em Sistema Aberto: NE industrializada, estéril, acondicionada em recipiente hermeticamente fechado e apropriado para conexão ao equipo de administração. IV. A indicação da TNE deve ser precedida da avaliação nutricional do paciente, que deve ser repetida, no máximo, a cada 10 dias.