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Seguindo o desenvolvimento natural de vida, diante das intensas descobertas e transformações ocorrentes na infância, costumeiramente, a partir dos 2 anos de idade, as crianças começam a formar sua autonomia e definir preferências nas escolhas alimentares. Cientes de que a alimentação saudável é um pilar fundamental da saúde, é interessante e recomendado que você, em contato com as crianças na função de Educador Infantil:

I. Estimule o consumo diário de feijão.
II. Oriente o consumo de bebidas adoçadas.
III. Oriente a evitação do consumo de alimentos ultraprocessados.
IV. Oriente o consumo esporádico de frutas.
V. Oriente que se coma em ambientes apropriados.

Estão corretas as recomendações:
Na seleção de alimentos para a merenda escolar, qual das seguintes características é mais importante para garantir uma dieta saudável e equilibrada para os estudantes?
Sobre os cardápios da alimentação escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), assinale a alternativa correta.
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Analise os itens, considerando os princípios do processo de ensino e aprendizagem das ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

I. Sustentabilidade social, ambiental e econômica.
II. Abordagem do sistema alimentar, na sua integralidade.
III. Valorização da cultura alimentar local e respeito à diversidade de opiniões e perspectivas, considerando a legitimidade dos saberes de diferentes naturezas.
IV. A comida e o alimento como referências; valorização da culinária enquanto prática emancipatória.

Marque a alternativa que apresenta todos os itens corretos.
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Sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), avalie as assertivas e a relação entre elas.

I. O PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.
II. O direito à alimentação escolar visa garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos, de forma igualitária, e os alunos que necessitem de atenção específica devem ter suas condições de saúde tratadas individualmente pelas famílias.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.