Filtrar


Questões por página:
A dieta enteral pode ser classificada de acordo com a complexidade dos seus nutrientes, sendo que a dieta enteral ___________ é aquela em que os macronutrientes, em especial a proteína, apresentam-se na sua forma totalmente hidrolisada, tendo como característica uma __________ osmolalidade.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
A hiperfosfatemia é uma condição bastante frequente nos pacientes com doença renal crônica em hemodiálise e está associada a enfermidades graves, como osteodistrofia renal e calcificação cardiovascular, e ao aumento da mortalidade. Em relação as orientações nutricionais que fazem parte especificamente do tratamento da hiperfosfatemia apresentada por esses pacientes, assinale a alternativa correta.
Diversas condições influem na modulação da microbiota intestinal e na saúde do hospedeiro, sendo o uso de prebióticos uma estratégia para se alcançar a homeostase intestinal. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
A deficiência subclínica de vitamina D tem sido evidenciada em vários grupos populacionais no Brasil e seu tratamento, por vezes, envolve a suplementação com ergocalciferol ou colecalciferol. Entretanto, na suplementação, o nutricionista deve respeitar e se ater ao nível máximo de ingestão tolerável (Tolerable upper intake level – UL) para o nutriente. Assinale a alternativa que apresenta a UL para a vitamina D para adultos.
As mudanças nos padrões alimentares vêm repercutindo de forma intensa nas condições nutricionais da população brasileira. As alterações no estado nutricional mais comumente observadas são sobrepeso e obesidade, no entanto, é de extrema relevância reconhecer as principais doenças carenciais nutricionais que afetam essa população. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.