Filtrar


Questões por página:
Microscopia alimentar é uma técnica micro analítica utilizada no controle de qualidade para identificar componentes de produtos, permitindo constatar se estes produtos estão de acordo com as especificidades constantes do seu licenciamento. Sobre a microscopia alimentar é correto afirmar:
Conservação de alimentos é o conjunto dos métodos que evitam a deterioração dos alimentos durante um período mais ou menos longo, que é conhecido como o tempo de prateleira. O objetivo principal destes processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por microrganismos, que podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores. Tendo ciência da importância do processo de conservação dos alimentos, assinale a alternativa que informa doença causada pela presença de uma toxina bacteriana formada no alimento.
O meio de cultura é uma preparação química que possui nutrientes para que microrganismos de determinada amostra biológica multipliquem-se, permitindo seu estudo, identificação e análise. Tendo em vista a ampla diversidade metabólica dos microrganismos, assinale a alternativa que apresente os principais componentes de um meio de cultura.
Em um laboratório de alimentos, um técnico preparou uma solução a partir da dissolução de 18 gramas de glicose em água suficientes para produzir 1 litro da solução. Determine a concentração em mol/L dessa solução. (Dado: massa molar da glicose = 180 g/mol).
Com relação às vidrarias e aos equipamentos associe, corretamente, as colunas I e II.

Coluna I
1. São aparelhos usados para medidas precisas de volume de líquidos em escoamento, especialmente nos casos de titulação. Serve para dar escoamento a volumes variáveis de líquidos. Não deve ser aquecida. É constituída de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em décimos de mililitro.
2. Equipamento para medição de BOD (demanda bioquímica de oxigênio) ou para estudos de SHELF-LIFE (prazo de validade) a seco e incubações a baixa temperatura.
3. Usado para medir a temperatura durante o aquecimento em operações como: destilação simples, fracionada etc.
4. Recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de microrganismos.
5. É feito de porcelana e indicado para filtrações a vácuo, recomendado quando as partículas sólidas dissolvidas são muito pequenas e forma uma pasta, “entupindo” os poros do papel filtro. É utilizado junto ao kitassato.

Coluna II
(A) placa de petri
(B) buretas
(C) estufa incubadora refrigerada tipo DBO
(D) funil de Büchner
(E) termômetro