Questões de Concurso
Filtrar
1.971 Questões de concurso encontradas
Página 172 de 395
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Educação Física
O ser humano não é biologicamente estático. Desde o momento da concepção até a morte, é por demais conhecida a ocorrência de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo quer no involutivo. Durante as duas primeiras décadas de vida, a principal atividade do organismo humano é “crescer” e “desenvolver-se”, fenômenos simultâneos e condicionados à maior ou à menor velocidade do processo maturacional e de sua interação com indicadores do ambiente. Assim, analise as afirmativas sobre processo de medidas do crescimento humano:
I - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. II - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. III - Em relação ao tamanho corporal, aquelas dimensões obtidas com base no eixo longitudinal do corpo são as mais indicadas, considerando-se a estatura como principal medida. IV - Espessuras de dobras cutâneas são medidas antropométricas, suas dimensões procuram apresentar indicações sobre a disposição da gordura corporal localizada nas regiões subcutâneas.
I - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. II - A antropometria, técnica sistematizada utilizada para medir dimensões corporais, é o recurso empregado na monitoração do crescimento físico. III - Em relação ao tamanho corporal, aquelas dimensões obtidas com base no eixo longitudinal do corpo são as mais indicadas, considerando-se a estatura como principal medida. IV - Espessuras de dobras cutâneas são medidas antropométricas, suas dimensões procuram apresentar indicações sobre a disposição da gordura corporal localizada nas regiões subcutâneas.
Disciplina:
Educação Física
A hipertensão arterial é uma doença poligênica, que resulta de anormalidades dos mecanismos de controle da pressão arterial. Grande número de substâncias biologicamente ativas pode interagir com diferentes sistemas fisiológicos de maneira complexa e com redundância para garantir a homeostasia cardiovascular. Sobre a hipertensão arterial, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - A hipertensão arterial é uma doença considerada crônica não transmissível (DCNT). II - A hipertensão trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/ epigenéticos, ambientais e sociais. III - A hipertensão é caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica maior ou igual a 120 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 80 mmHg. IV - Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos.
I - A hipertensão arterial é uma doença considerada crônica não transmissível (DCNT). II - A hipertensão trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/ epigenéticos, ambientais e sociais. III - A hipertensão é caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica maior ou igual a 120 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 80 mmHg. IV - Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos.
Disciplina:
Educação Física
A Pedagogia do Esporte é uma subárea do conhecimento da Educação Física que busca caminhos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem do esporte. Enquanto uma das disciplinas das Ciências do Esporte, surgiu a partir do crescente interesse da sociedade pelas práticas esportivas corporais, fazendo do esporte um dos fenômenos mais importantes. Por muitos anos a educação física focou seu ensino na reprodução de gestos técnicos, por meio de tarefas analíticas, desconsiderando o contexto do jogo, gerando, no futuro, jogadores habilidosos, entretanto pouco inteligentes. Devido às muitas críticas da comunidade científica ao modelo de ensino analítico, um número crescente de publicações se dedica a apresentar modelos de ensino que rompem com esse paradima e alocam o aluno, como sujeito principal do processo de ensino-aprendizagemtreinamento dos esportes. Nesse âmbito, o modelo de ensino dos jogos para a compreensão (Teaching Games for Understanding – TGFU), proposto por Bunker e Thorpe tem entrado em evidencia para ensino dos esportes. A respeito do TGFU assinale a alternativa correta:
Concurso:
SEDUC-CE
Disciplina:
Educação Física
Para Betti (2001,2004), a decisiva influência das mídias, em especial a televisão, no direcionamento de tendências da cultura corporal de movimento, apresenta importantes repercussões para a Educação Física. Em sua obra, o autor apresenta tendências que a Educação Física sofre pela ação da mídia imposta pela sociedade. Assinale a opção que NÃO corresponde a uma dessas tendências.
Concurso:
SEDUC-CE
Disciplina:
Educação Física
Inclusão, como processo social amplo, vem acontecendo em todo o mundo, fato que vem se efetivando desde a década de 1950. Na escola, os educandos com deficiência leve e moderada podem participar de atividades dentro do programa de Educação Física, com algumas adaptações e cuidados. Atente para o que se afirma a seguir sobre o processo de inclusão nas escolas.
I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.
II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais”: este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais”, que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.
III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente” foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência”; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência”, bem como de “excepcionais”, específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais”.
IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.
Está correto o que se afirma em
I. Conforme a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO –, o Brasil é o país da América Latina que mais insere alunos com necessidades especiais em escolas regulares, seguido de México e Chile.
II. No Brasil, as classes especiais foram criadas entre 1960 e 1965, em todo o país, para “pessoas excepcionais”: este era o termo empregado exclusivamente para pessoas que frequentavam as “classes especiais”, que contribuíram para o término da segregação e exclusão dos alunos.
III. A partir de 1980, a terminologia “deficiente” foi alterada para “pessoas portadoras de deficiência”; a partir de 1986 houve a substituição de “pessoas portadoras de deficiência”, bem como de “excepcionais”, específica das classes especiais, para pessoas com “necessidades educativas especiais”.
IV. A educação inclusiva prevê a inserção de indivíduos em classes regulares, independentemente de suas condições físicas, cognitivas, sensoriais, origem socioeconômica, raça ou religião. Este aprender juntos implica levar em consideração o contexto histórico-cultural e social em que estão inseridos.
Está correto o que se afirma em