Filtrar


Questões por página:
O Índice de Massa Corporal (IMC) relação entre peso corporal (em Kg) e altura corporal (em M2 ) constitui-se em uma das formas de avaliação da composição corporal mais acessível. O IMC é obtido a partir do quociente dos dados relacionados ao peso e a altura ao quadrado, sendo sua classificação realizada por percentis ou valores fixos de IMC. Sobre este método de avaliação, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma possível limitação desta forma de avaliação é que o mesmo não permite diferenciar os componentes gordo e magro da massa corporal. II. Observa-se que pessoas brevilíneas assim como as com elevado percentual de massa muscular em suas composições corporais podem ter um valor de Índice de Massa Corporal inadequado à sua realidade e serem consideradas obesas. III. Um aspecto extremamente positivo desta forma de avaliação é que as diferenças étnicas/biotipológicas não influenciam em sua avaliação.

Sobre esta forma de avaliação, estão corretas as afirmativas:
Entre os métodos mais acessíveis para a avaliação da gordura corporal situa-se a mensuração das dobras cutâneas. Nesta forma de avaliação faz-se uso de um equipamento específico a este fim denominado compasso de dobras cutâneas. Existem diversas técnicas de avaliação da gordura corporal por meio da mensuração das dobras cutâneas. Com relação a técnica de Faulkner são utilizadas as dobras cutâneas:
Por periodização compreende-se a divisão planejada do treinamento em períodos que possuem conteúdos específicos, durante certo tempo. Os períodos possuem durações variadas e são relacionadas entre si. Sobre esta forma de planificação do treinamento desportivo analise as afirmativas a seguir.
I. Modelo de periodização que tem como principais objetivos a obtenção de múltiplos peaks por temporada, denominada por periodização por blocos, proporciona a elevação dos níveis de performance ao altíssimo patamar imposto pelo esporte profissional atualmente. II. Orienta-se quando se tem como objetivo apenas uma competição por temporada. Denominada de periodização clássica, permite que o atleta atinja o máximo possível em termos de resultado. Em contrapartida, também exige que o atleta passe por longas etapas de preparação geral e de transição, durante as quais o nível geral de performance é significativamente diminuído. III. Visa propiciar ao atleta a manutenção do nível competitivo por um maior período na temporada, denominada de periodização meeting, capacitando o atleta a obter até duas altas performances por temporada anual.

Sobre os modelos de periodização e suas caracterizações, estão corretas as afirmativas:
A regulação da seleção das vias metabólicas durante o exercício está sujeita a um controle complexo e dependente de vários fatores, como dieta, intensidade e duração do exercício entre outros aspectos. Tendo em vista a intensidade e a duração das provas atléticas do “salto em altura” e da corrida de “800 metros rasos” podese inferir que a energia proveniente para estas provas, respectivamente, de modo predominante é oriunda dos substratos energéticos:
O processo de adaptação ao treinamento físico caracteriza-se por mudanças no organismo humano em função da exposição a repetidas sessões de exercício físico ao longo de semanas ou meses. Em geral estas mudanças melhoram a eficiência do corpo em repouso e durante o exercício. Sobre as adaptações ao organismo humano decorrentes do treinamento aeróbio analise as afirmativas a seguir.
I. O volume de ejeção sanguínea aumenta significativamente em repouso e durante a prática de exercício aeróbios. Resultante de uma maior ejeção sanguínea que ocasiona um maior volume ventricular, acompanhado por uma melhor contratilidade do miocárdio. II. Durante o treino aeróbio o débito cardíaco máximo é aumentado em virtude das alterações que o treino aeróbio causa na frequência cardíaca, no volume de ejeção, sendo esta considerada uma das alterações mais importantes da função cardiovascular em relação ao treinamento aeróbio. III. O treinamento aeróbio produz grandes aumentos na quantidade de oxigênio extraído do sangue circulante, porém sem reflexos sobre o VO2 do indivíduo.

De acordo Powers e Howley (2014), estão corretas as afirmativas: