Questões de Concurso
Filtrar
1.971 Questões de concurso encontradas
Página 217 de 395
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Educação Física
Segundo a Constituição Federal (BRASIL, 1988), em seu “Art.6º - São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
Observa-se pelo artigo que tanto o lazer quanto a educação se situam entre os direitos sociais dos brasileiros. Sobre o lazer e sua relação com a educação, analise as afirmativas a seguir.
I. As bases de uma educação pelo lazer são aquelas que aproveitam o tempo livre das pessoas para ser o centro de criação de um novo trabalho, de uma nova família e de uma forma de viver a participação religiosa e política. II. A educação para o lazer propõe que em vez do entretenimento inconsequente que ocupa a sua maior parte, esse tempo livre poderia ser preenchido com mais atividades que levassem o indivíduo a pensar e a agir de forma mais rica em todos os momentos de sua existência. III. A educação pelo lazer pode ser entendida, também, como um instrumento de defesa contra a homogeneização e internacionalização dos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação de massa, atenuando seus efeitos. IV. A educação para o lazer por meio de sua ação conscientizadora da prática educativa, evidencia a ideia e fornece meios para que as pessoas vivenciem um lazer criativo e gratificante, torna possível o desenvolvimento de atividades até com um mínimo de recursos, ou contribui para que os recursos necessários sejam reivindicados, pelos grupos interessados.
De acordo com Marcelino (2000) estão corretas as afirmativas sobre as relações: educação para o lazer e a educação pelo lazer:
Observa-se pelo artigo que tanto o lazer quanto a educação se situam entre os direitos sociais dos brasileiros. Sobre o lazer e sua relação com a educação, analise as afirmativas a seguir.
I. As bases de uma educação pelo lazer são aquelas que aproveitam o tempo livre das pessoas para ser o centro de criação de um novo trabalho, de uma nova família e de uma forma de viver a participação religiosa e política. II. A educação para o lazer propõe que em vez do entretenimento inconsequente que ocupa a sua maior parte, esse tempo livre poderia ser preenchido com mais atividades que levassem o indivíduo a pensar e a agir de forma mais rica em todos os momentos de sua existência. III. A educação pelo lazer pode ser entendida, também, como um instrumento de defesa contra a homogeneização e internacionalização dos conteúdos veiculados pelos meios de comunicação de massa, atenuando seus efeitos. IV. A educação para o lazer por meio de sua ação conscientizadora da prática educativa, evidencia a ideia e fornece meios para que as pessoas vivenciem um lazer criativo e gratificante, torna possível o desenvolvimento de atividades até com um mínimo de recursos, ou contribui para que os recursos necessários sejam reivindicados, pelos grupos interessados.
De acordo com Marcelino (2000) estão corretas as afirmativas sobre as relações: educação para o lazer e a educação pelo lazer:
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Educação Física
A dança enquanto forma de expressão constitui-se de movimentos cadenciados incluindo passos e saltos, executados ao som e ao compasso da música. Rudolf Laban designou o movimento na dança a partir de fatores relacionados a quatro categorias. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre estas categorias e seus elementos constitutivos.
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Educação Física
Analise a proposição abaixo sobre o caráter que as atividades físicas podem assumir.
O esporte desenvolvido com um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, ambas visam, a seu modo, a combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução. A rigor, o que define o caráter lúdico ou utilitário não é a atividade em si, mas a intenção do praticante; por exemplo, um esporte pode ser praticado com fins utilitários no caso da prática profissional, e pode ser praticado numa perspectiva de prazer e divertimento, pelo cidadão comum. (PCNs, EDUCAÇÃO FÍSICA, BRASIL,1998. Adaptado)
Assinale a alternativa correta sobre quais dimensões sociais do esporte o caráter lúdico e utilitário apresentados no texto acima se associam de modo respectivo.
O esporte desenvolvido com um caráter predominantemente utilitário ou lúdico, ambas visam, a seu modo, a combinar o aumento da eficiência dos movimentos corporais com a busca da satisfação e do prazer na sua execução. A rigor, o que define o caráter lúdico ou utilitário não é a atividade em si, mas a intenção do praticante; por exemplo, um esporte pode ser praticado com fins utilitários no caso da prática profissional, e pode ser praticado numa perspectiva de prazer e divertimento, pelo cidadão comum. (PCNs, EDUCAÇÃO FÍSICA, BRASIL,1998. Adaptado)
Assinale a alternativa correta sobre quais dimensões sociais do esporte o caráter lúdico e utilitário apresentados no texto acima se associam de modo respectivo.
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Educação Física
O Basquetebol criado no final do século XIX constitui-se hoje em um dos principais evento e produto de marketing devido a sua dinamicidade e competitividade. No que diz respeito a contagem de pontos neste esporte considere:
A equipe converteu 20 cestas durante o jogo, estas vinte cestas foram obtidas dentro das três possibilidades de pontuação.
Assinale a alternativa que apresenta qual a pontuação máxima que poderia ser obtida pela equipe, a partir da situação acima proposta.
A equipe converteu 20 cestas durante o jogo, estas vinte cestas foram obtidas dentro das três possibilidades de pontuação.
Assinale a alternativa que apresenta qual a pontuação máxima que poderia ser obtida pela equipe, a partir da situação acima proposta.
Concurso:
Prefeitura de Cuiabá - MT
Disciplina:
Educação Física
Os esportes caracterizam-se por serem atividades competitivas institucionalizadas que envolvem esforços físicos vigorosos e/ou o uso de habilidades motoras relativamente complexas. O Atletismo pode ser classificado como um esporte do tipo: