Filtrar


Questões por página:
Entre as mídias eletrônicas situam-se os videogames e grande apelo que eles possuem entre as novas gerações como elemento constituinte do universo dos jogos presentes na cultura infanto-juvenil. Sobre a inserção dos jogos eletrônicos junto a cultura infanto-juvenil, analise as afirmativas abaixo.
I. Os jogos eletrônicos representam um universo em que as novas gerações socializam-se na cultura corporal de movimento, pois o futebol, por exemplo, não é mais só uma pelada num terreno baldio, é também videogame e espetáculo da TV.
II. A Educação Física deverá manter um permanente diálogo crítico com a mídia, trazendo-a para dentro da escola como um novo dado relacionado à cultura corporal de movimento.
lII. Pelo fato de estarem disponibilizados em celulares os games deveriam ser categorizados, tendo em vista as possibilidades educativas dos mesmos e a partir do contexto social dos alunos e evitá-los.
Estão corretas as afirmativas:
As Lutas em suas constituições representam disputas corporais, nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Sobre as lutas enquanto unidade temática da Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
. As lutas permitem que sejam exploradas lutas presentes tanto no contexto comunitário e regional quanto lutas de diversos países do mundo.
II. Podem ser tematizadas as lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser tratadas lutas brasileiras sendo exemplos destas a capoeira, a huka-huka, a luta marajoara e a esgrima.
III. Além das lutas de caráter comunitário e regional podem ser tematizadas na Educação Física as lutas de diversos países do mundo como o judô, aikido, o jiu-jítsu, o muay thai, e o boxe.
Estão corretas as afirmativas:
Os esportes reúnem tanto as manifestações mais formais dessa prática quanto as derivadas. O esporte como uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade pode ser classificado de diversas formas tendo em vista a diversidade que assume. Para a classificação dos esportes pode se utilizar um modelo baseado na lógica interna, tendo como referência os critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. Desta forma, assinale a alternativa em que esportes como Ginástica Artística, Handebol e Atletismo podem ser classificados respectivamente.
As competições esportivas, a cada dia, vêm sendo mais divulgadas por todas as mídias. Assim, Kunz (2006), ao refletir sobre a presença do esporte normatizado e de competição no currículo da Educação Física escolar, assinala que:
Coexistem na área da Educação Física escolar, atualmente, diversas abordagens teóricas. Para Darido e Neto (2005), a abordagem da saúde renovada tem, dentre outros, o seguinte objetivo: