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A mais antiga notícia sobre a Educação Física em terras brasileiras data o ano de sua descoberta, 1500. Tal fato se deve ao relato de Pero Vaz de Caminha, que em uma de suas cartas, relata sobre indígenas dançando, saltando, girando e se alegrando ao som de uma gaita tocada por um português (RAMOS, 1982). Segundo Ramos (1982), esta foi certamente a primeira aula de ginástica e recreação relatada no Brasil.
De modo geral, sabe-se que as atividades físicas realizadas pelos indígenas no período do Brasil colônia estavam relacionadas a aspectos da cultura primitiva, tendo como características elementos de cunho natural (como brincadeiras, caça, pesca, nado e locomoção), utilitário (como o aprimoramento das atividades de caça, agrícolas, etc.), guerreiras (proteção de suas terras); recreativo e religioso (como as danças, agradecimentos aos deuses, festas, encenações, etc.) (GUTIERREZ, 1972).
Posteriormente, ainda no período colonial, criada na senzala, sobretudo no Rio de Janeiro e na Bahia, surge a capoeira, atividade ríspida, criativa e rítmica que era praticada pelos escravos (RAMOS, 1982). Desta forma, podemos destacar que no Brasil colônia as atividades físicas realizadas pelos indígenas e escravos representaram os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.

Sobre a história da Educação Física é incorreto afirmar que:

Nunca se falou tanto em corpo como hoje, nunca se falará tanto dele amanhã. Um novo dia basta para que se inaugure outra academia de ginástica, alongamento, musculação: publique-se novos livros voltados ao autoconhecimento do corpo; descubram-se novos preconceitos quanto à sexualidade, outras práticas alternativas de saúde; em síntese, vivemos nos últimos anos perante a incontestável redescoberta do prazer, voltamos a dedicar atenção ao nosso próprio corpo. (CODO; SENNE, 1985) 

Sobre as relações entre mídia e corpo é incorreto afirmar:

“Redimensionar a Educação Física no Ensino Médio é fundamental, seja para a ocupação de um espaço de aprendizagem na escola, seja para mostrar a íntima relação dos conhecimentos que essa disciplina tem com a realidade mais ampla da vida do aluno, visando dotá-lo de autonomia para toda a vida” (PICCOLO; MOREIRA, 2012, p.13). Neste mesmo sentido, os PCN defendem que:
 
I. Uma Educação Física atenta aos problemas do presente não poderá deixar de eleger, como uma das suas orientações centrais, a da educação para saúde. A Educação Física encontra, na orientação pela educação da saúde, um meio de concretização das suas pretensões.
II. No Ensino Médio é importante a inclusão de programas escolares que valorizem o aprendizado e a prática de exercícios de elevação e manutenção da frequência cardíaca em limites submáximos, alongamento e flexibilidade, relaxamento e compensação com o objetivo profilático que desencadearão, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
III. O esporte deve encontrar seu lugar na escola por meio de uma proposta que atinja a todos os alunos.
IV. Os professores de Educação Física devem propor e desenvolver projetos de ação que realmente alcancem os objetivos do Ensino Médio.
 
Marque a alternativa correta:
Nas orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S), “o ensino médio compõe o ciclo de aprofundamento da sistematização do conhecimento. O aluno começa a compreender que há propriedades comuns e lidar com a regularidade científica [...] A Educação Física precisa buscar sua identidade como área de estudo fundamental para compreensão e entendimento do ser humano enquanto produtor de cultura”. (PCN’S, 1999, p.156). Sobre estes aspectos é possível afirmar que:
 
I. Confrontando os objetivos do Ensino Médio com os que têm no cotidiano da Educação Física nas escolas, deparamo-nos com uma incongruência. Enquanto as demais áreas de estudo dedicam-se a aprofundar os conhecimentos dos alunos através de metodologias diversificadas, estudos do meio, exposição de vídeos, apreciação de obras de diversos autores, leituras de textos, solução de problemas, discussão de assuntos atuais e concretos, as aulas do “mais atraente” dos componentes limita-se aos já conhecidos fundamentos do esporte e jogo.
 
II. A influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude, que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinação da Educação Física aos códigos/sentido da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.
 
III. Os princípios de rendimento atlético/desportivo determinam relações entre professor e aluno que passam a ser: professor-treinador e alunoatleta, o ideal proposto para o Ensino Médio pelos PCN’S.
 
IV. A Educação Física no Ensino Médio precisa romper com a ideia de compreender e entender o ser humano enquanto produtor de cultura.
 
As alternativas corretas são:
Adolescentes muitas vezes seguem modismos de treinamento que encontram em sites não técnicos. Adriel, obeso, 15 anos, foi um desses. Ao abrir um blog, resolveu seguir a orientação de um leigo sobre treinamento de corrida para emagrecimento. Com quinze dias de treinamento, sentindo fortes dores no pé, procurou seu professor de Educação Física para saber quais os nomes dos ossos do seu pé que se encontravam doloridos. O professor de Adriel constatou que as dores estavam na região do tarso. Nas alternativas abaixo, aponte aquela que apresenta os ossos do tarso: