Filtrar


Questões por página:
Considerando uma partida com regras oficiais de basquete, assinale a afirmativa correta.
O modelo desenvolvimentista tem sua fundamentação nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, sugerindo aspectos para a estrutura das aulas a partir da progressão normal do crescimento físico e do desenvolvimento não só fisiológico, motor e cognitivo, mas também afetivo e social do aluno. Sobre esta tendência pedagógica, analise as afirmativas a seguir.

I. Os autores desta abordagem defendem o movimento como o principal meio e fim da Educação Física.
II. A função da Educação Física não é auxiliar o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático ou a alfabetização, embora isso possa ocorrer como subproduto da prática motora.
III. A proposta não é buscar, na Educação Física, solução para todos os problemas sociais do país, com discursos genéricos que não dão conta da realidade.

Assinale:
Entre os objetivos da prática de exercícios físicos de alongamento estão o de prevenção de lesões musculares e o de possibilitar um melhor desempenho motor nas atividades físicas principais, que se seguem ao alongamento. Existem muitos exercícios que são específicos para alongar determinados músculos de regiões do corpo humano. Esses exercícios envolvem ativamente os músculos da região

lombar, como o quadrado lombar e rotatores do lombo, quando o praticante, estando em decúbito dorsal, com os membros inferiores em flexão do quadril, com os joelhos flexionados, traciona esses membros inferiores com o auxílio dos membros superiores.
Julgue o item subsequente, a respeito das orientações que devem ser consideradas no planejamento do processo de ensino-aprendizagem em programas de educação física para turmas de iniciantes.

Para turmas de iniciantes em hidroginástica, a superfície da água deve ficar na altura do tórax do praticante, para que os benefícios relacionados ao aumento das suas capacidades aeróbias e anaeróbias sejam potencializados.
Julgue o item subsequente, a respeito das orientações que devem ser consideradas no planejamento do processo de ensino-aprendizagem em programas de educação física para turmas de iniciantes.

Na iniciação ao futebol, a organização das atividades deve prever o fortalecimento do esquema motor mediante uma prática constante no início e, em seguida, uma prática variada, no que se refere a padrão de movimento.