Filtrar


Questões por página:
Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, do Ministério da Educação, a ação pedagógica em face das influências externas à escola deve, dentre outros, superar barreiras preconceituosas e reivindicar o direito à informação e ao conhecimento acerca das práticas corporais. Para tanto, é fundamental: I) enfatizar o discurso do combate à marginalização social por meio da Educação Física, fortalecendo a ideia de que o exercício de práticas corporais sistematizadas, controladas por professores e instituição escolar, é um antídoto para grandes males que assolam a sociedade moderna, tais como: consumo de drogas, criminalidade, gravidez precoce, entre outros; II) construir o discurso de ascensão socioeconômica através do esporte, que acaba afastando muitos jovens das mazelas socais; III) garantir a participação irrestrita de todos em todas as práticas esportivas possíveis, independentemente de suas qualificações prévias ou aptidões físicas e desportivas. De acordo com o documento citado, analise as frases acima e assinale a alternativa CORRETA.
Em relação às finalidades que a Educação Física deve assumir enquanto componente curricular na perspectiva adotada por Betti e Zuliani (2002), assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO: ( ) É preciso preparar o leitor/espectador para analisar criticamente as informações que recebe dos meios de comunicação sobre a cultura corporal de movimento. ( ) Deve-se instrumentalizar o aluno para uma apreciação estética e técnica, fornecer as informações políticas, históricas e sociais para que ele possa analisar criticamente a violência, o doping, os interesses políticos e econômicos no esporte espetáculo. ( ) É tarefa da Educação Física preparar o aluno para ser um praticante lúcido e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da cultura corporal em sua vida, para deles tirar o melhor proveito possível. ( ) É preciso preparar o cidadão que vai aderir aos programas de ginástica aeróbica, musculação, natação, etc., em instituições públicas e privadas, para que possa avaliar a qualidade do que é oferecido e identificar as práticas que melhor promovam sua saúde e bem-estar. ( ) Se o aluno aprende os fundamentos técnicos e táticos de um esporte coletivo, precisa também aprender a organizar-se socialmente para praticá-lo, precisa compreender as regras como um elemento que torna o jogo possível (portanto é preciso também que aprenda a interpretar e aplicar as regras por si próprio), aprender a respeitar o adversário como um companheiro e não um inimigo, pois sem ele não há competição esportiva. Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Em relação ao universo das provas que compõem o atletismo, analise as afirmativas abaixo com base na obra de Matthiesen (2010). I) As provas de corridas rasas de velocidade são compostas exclusivamente pelas disputas dos 100m,200m e 400m. II) Salto em altura, salto triplo e salto em distância são as únicas provas existentes do programa de saltos no atletismo. III) Os arremessos compreendem as provas de arremesso de disco, arremesso de martelo e arremesso de peso. IV) As provas combinadas estão representadas pelas disputas do heptatlo no feminino e decatlo no masculino. V) A prova de 1.500m é considerada uma prova de corrida de meio fundo. Assinale a alternativa que representa o conjunto das afirmativas CORRETAS:
Durante uma corrida de meio fundo, como a prova dos 800 metros, qual(is) do(s) substrato(s) energético(s) abaixo é(são) utilizado(s) pelo organismo como fonte de energia?
“Após passar por um processo de revisão conceitual, a partir de uma referência pedagógica numa perspectiva de rendimento mantida por muito tempo, o esporte moderno, na amplitude do seu campo social, acumulou conhecimentos técnicos e científicos, juntando todo um acervo de saber esportivo, o qual compõe uma teoria geral do esporte. Quando o fenômeno esportivo já era discutido na exaustão social do esporte de alta competição, surgiu, como síntese de uma reação da intelectualidade mundial do esporte, a vinculação da prática esportiva ao conjunto de direitos sociais do homem contemporâneo. Este novo quadro [...] passou a exigir que os conteúdos e estratégias fossem totalmente revistos nas novas dimensões surgidas: a do esporte na educação e a do esporte na vida do homem comum” (TUBINO,2001). Essa passagem indica um marco importante no processo de modernização conceitual do esporte e caracteriza o que podemos chamar de: