Filtrar


Questões por página:
Segundo Kenney, Wilmore e Costill (2013), durante muitos anos, presumiu-se que as crianças e os adolescentes apresentavam respostas e adaptavam-se ao exercício da mesma forma que os adultos. Atualmente existem estudiosos (os fisiologistas do exercício pediátrico) que se concentram nas respostas ao exercício e nas adaptações da criança e do adolescente a esse tipo de atividade. Sobre crianças e adolescentes no esporte e no exercício, assinale a alternativa INCORRETA.
Em modalidades esportivas coletivas, para que tenhamos jogadores inteligentes, que tomem decisões com iniciativa própria e que não sejam meramente repetidores de tarefas programadas ensinadas nos treinos é preciso que seja estimulado o desenvolvimento de sua capacidade cognitiva ao logo de sua formação. Tal capacidade se expressa com o desenvolvimento de alguns processos cognitivos (ROSE JÚNIOR,2006). Com base no referido autor, assinale a alternativa abaixo que melhor exemplifica um conjunto de processos cognitivos desempenhados pelos praticantes de modalidades esportivas coletivas:
Em um modelo baseado no paradigma da aptidão física, Guedes e Guedes (2006) classificam as capacidades motoras em componentes da aptidão física relacionada à saúde e em componentes da aptidão física relacionada ao desempenho atlético. A aptidão física relacionada à saúde envolve componentes que, em questões motoras, podem ser creditados alguma proteção ao surgimento e ao desenvolvimento de disfunções degenerativas induzidas pelo estilo de vida sedentário. Abaixo estão relacionadas e numeradas oito capacidades motoras. I) Equilíbrio II) Força III) Flexibilidade IV) Velocidade V) Resistência cardiorrespiratória VI) Coordenação VII) Potência VIII) Agilidade Com base no contexto apresentado e nos autores referenciados, indique a sequência numérica, de cima para baixo, que melhor representa o conjunto de capacidade motoras relacionadas à saúde:
Uma das modalidades mais clássicas do atletismo, e atraentes aos olhos do público, é a prova de revezamento. Com relação à esta modalidade do Atletismo, pergunta-se: quantas zonas de passagem existem nas provas de revezamento 4X400 e 4X100 respectivamente?
Uma das grandes críticas apresentadas pelas orientações curriculares para o ensino médio (2006) se dá quanto à forma esportiva/competitiva utilizada como método e princípio orientador das práticas pedagógicas das aulas de Educação Física. Em linhas gerais, a crítica reside na esportivização dos conteúdos ao longo das últimas décadas. Com base nessa perspectiva, podemos afirmar que são características comuns ao contexto apresentado, EXCETO: