Filtrar


Questões por página:
Kunz (2006) assinala que a estrutura básica para uma pedagogia do ensino do esporte, na Educação Física escolar, deve estar apoiada nos dois seguintes aspectos teóricos:
Neira (2011) destaca que o currículo cultural da Educação Física escolar fundamenta-se teoricamente nas seguintes linhas teóricas:
Castellani Filho (2013), após fazer uma análise da história da Educação Física no Brasil, assinala que existem dois blocos de tendências antagônicos. São eles:
O livro Coletivo de Autores (2012) é uma obra que critica a Educação Física ancorada no paradigma da aptidão física, notadamente excludente, e que historicamente defende os interesses do capital. Esta obra propõe uma abordagem pedagógica que tem os seus princípios voltados aos interesses da classe:
Um dos princípios curriculares da abordagem críticosuperadora é a contemporaneidade do conteúdo, sendo necessário garantir aos estudantes acesso ao que há de mais moderno no mundo contemporâneo quanto ao desenvolvimento da ciência, da arte e da cultura. Ao abordar este princípio, a abordagem crítico-superadora traz ao debate a necessidade de considerar como contemporâneo o que Dermeval Saviani (1991 apud Coletivo de Autores,2012) classifica como conhecimento clássico. Para o autor, o conhecimento clássico é: