Filtrar


Questões por página:
Os conceitos de solubilidade molar e solubilidade são amplamente utilizados em laboratórios de química, biologia e farmácia. A solubilidade do sulfato de cálcio (massa molar 136,2 g . mol-1 ) é 0,67 g . L -1 e sua solubilidade molar é de 4,9 x 10-3 mol . L -1 (dados a 25° C). O produto de solubilidade do sal será de:
Considere que 2 g de determinado açúcar tenha sido queimado em uma bomba calorimétrica previamente calibrada. Em consequência, a temperatura da água aumentou de 21,0 °C para 26,2 °C. A capacidade calorífica do calorímetro é de 551 J.°C-1 e a reação aconteceu em excesso de oxigênio. Considerando a calorimetria a volume constante, o valor da energia interna por grama de açúcar (resultado expresso em Joule e em número inteiro) será de:
Certa reação química, ocorrida em pressão atmosférica, apresentou as seguintes variações termodinâmicas: 55 kJ. mol-1 de energia deixou o sistema na forma de calor (Q) e 15 kJ . mol-1 deixou o sistema na forma de trabalho (W) de expansão. Considerando os dados fornecidos sobre o sistema, assinale a afirmativa correta.
Os elementos radioativos, muito utilizados na medicina como ferramenta de diagnóstico e como meio de tratamento, especialmente para o câncer, são usados, também, para ajudar a determinar os mecanismos de reações químicas, investigar o movimento de átomos em sistemas biológicos e achar a idade de importantes artefatos históricos. As reações nucleares são empregadas tanto para gerar eletricidade quanto para criar armas de destruição em massa. Sobre radioatividade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A radiação gama consiste em fótons de alta energia e não muda o número atômico nem a massa atômica de um núcleo. ( ) Quanto menor a energia de coesão, mais estável é o núcleo no sentido da decomposição. ( ) Os núcleos 2He4 , 20Ca40 e 43Tc98 exibem estabilidade. ( ) O produto formado quando o rádio-226 sofre decaimento alfa é 86 Rn222 .
A sequência está correta em
O mol é uma unidade de medida utilizada para expressar a quantidade microscópica, como átomos e moléculas. No século XX, após estudos do químico Francis Perrin é que os cientistas conseguiram determinar qual a quantidade de matéria presente em um mol. Um laboratório com menores amostras trabalha com quantidade de mol. Os profissionais que trabalham com aviação também utilizam cálculos que incluem conceito de mol para determinar a quantidade de combustível necessária para transportar passageiros em segurança. Sobre o mol, analise as afirmativas a seguir.
I. Existem 2,53 x 1024 átomos de H em 0,350 mol de C6H12O6. II. Em uma molécula de tetracloreto de carbono existem 1,02 x 10-22 g. III. São produzidas 0,3 g de água na oxidação de 1 g de glicose – C6H12O6.
Está correto o que se afirma apenas em