Questões de Concurso
Filtrar
2.493 Questões de concurso encontradas
Página 139 de 499
Questões por página:
Questões por página:
O microscópio eletrônico de varredura (MEV) é um equipamento capaz de gerar imagens através da varredura de uma amostra por um feixe de elétrons. A interação entre a amostra e o feixe de elétrons gera diferentes sinais que são captados por um detector. A técnica de espectroscopia por energia dispersiva (EDS) é frequentemente utilizada acoplada ao MEV e permite a detecção de elementos químicos na superfície das amostras. Sobre o MEV, assinale a alternativa correta.
O reativo de Kastle-Meyer é frequentemente utilizado para a detecção de sangue em amostras. Nesse teste, uma gota do reativo é colocado em uma amostra coletada via swab umedecido e na sequência adiciona-se uma gota de água oxigenada. O reativo é uma solução incolor com fenolftaleína, quando há indício de sangue a cor rósea aparece na amostra. A figura abaixo mostra a reação da fenolftaleína (A), que ao liberar um H+ se transforma em um ânion (B) responsável pela mudança de coloração do meio.
Sobre as espécies envolvidas na reação acima, assinale a alternativa correta:
Sobre as espécies envolvidas na reação acima, assinale a alternativa correta:
.O desenvolvimento da cromatografia líquida de alta pressão (HPLC) ou cromatografia líquida de alta eficiência permitiu diversas vantagens para a cromatografia líquida, fazendo com que a técnica seja frequentemente preferida em relação a cromatografia da fase gasosa. Sobre a cromatografia da fase líquida, assinale a alternativa incorreta:
Os processos físico-químicos são comumente utilizados na indústria química, farmacêutica e metalúrgica, bem como na mineração e na indústria solar. Dessa forma, tem-se que o processo físico-químico é todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Entalpia ou conteúdo de calor é a energia armazenada nas substâncias (reagentes ou produtos). Portanto, o calor trocado à pressão constante durante o processo é dado por: Q = H –H0→ Q = ∆H, sendo ∆H a variação de entalpia durante o processo. Como a maioria das reações acontece em recipientes abertos (pressão constante), a tendência é raciocinar em termos de ∆H. É possível afirmar que em uma reação exotérmica: