Filtrar


Questões por página:
A estequiometria, nome derivado das palavras gregas stoicheion e metron, é uma ferramenta essencial na química. É imprescindível, principalmente na indústria, para o cálculo do rendimento dos processos industriais e da quantidade de reagentes necessária para atingir as expectativas de produção. Para isso, é necessário conhecer as equações que representam as reações químicas envolvidas. Sobre os cálculos estequiométricos, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando o sulfeto de chumbo e o óxido de chumbo são aquecidos juntos, os produtos são chumbo metálico e dióxido de enxofre. Se 14 g de óxido de chumbo reagem, forma-se 9,42 x 10-2 mol de átomos de chumbo. II. O mais importante processo comercial para converter N2 do ar em compostos contendo nitrogênio é baseado na reação de N2 e H2 para formar NH3. São formadas 4 mols de NH3 a partir de 3 mols de N2 e 6 mols de H2. III. Xileno é uma substância composta somente de carbono e hidrogênio. Uma amostra de xileno foi queimada em excesso de oxigênio e este produziu somente como produtos 33,4 g de CO2 e 8,55 g de água. A fórmula empírica do xileno é C4H5.
Está correto o que se afirma em
A necessidade de organização dos elementos foi reconhecida por muitos pesquisadores nos primórdios da química e foram feitas diversas tentativas para descobrir relações entre as propriedades químicas e físicas. Na busca de alguma espécie de padrão ordenado, foram experimentadas diferentes sequências de elementos. Alguns desses arranjos chegaram muito próximo, pelo menos em alguns aspectos, da Tabela Periódica atual. A Tabela Periódica que usamos hoje é baseada, principalmente, nos trabalhos de Mendeleev e Meyer. Sobre a Tabela Periódica, analise as afirmativas a seguir.
I. Os elementos em um grupo da tabela têm propriedades similares porque apresentam o mesmo tipo de organização dos elétrons na periferia dos átomos. II. Todos os metais, com exceção do mercúrio, são sólidos à temperatura ambiente. III. Enxofre, fósforo, selênio e telúrio são elementos não-metálicos.
Está correto o que se afirma em
A periplanona B, feromônio sexual da barata, contém dois éteres cíclicos em sua estrutura. Esse composto é ativo em quantidade extremamente baixa, sendo 0,01 g suficiente para atrair 100 bilhões de baratas. Outro composto natural que apresenta o grupo éter em sua estrutura é a azadiractina, isolada da árvore Azadirachta indica. Este composto apresenta potentes atividades nematicida e antialimentar para insetos. Sobre os éteres, analise as afirmativas a seguir.
I. Nos éteres, o oxigênio apresenta hibridação sp3 e o ângulo entre os grupos ligados ao oxigênio é de, aproximadamente, 110°. II. A solubilidade dos éteres em água diminui com o aumento do número de átomos de carbono. III. As temperaturas de ebulição dos éteres são mais altas que as dos alcanos de massa molar semelhante e bem mais baixa que as dos álcoois de mesma massa molar.
Está correto o que se afirma em
A química orgânica originou-se das crenças do século XVIII de que os compostos orgânicos poderiam ser formados apenas pelos seres vivos. Essa ideia foi desmentida em 1828, pelo químico alemão, Friedrich Wöhler, quando sintetizou a ureia, uma substância orgânica encontrada na urina dos mamíferos, por meio do aquecimento de cianeto de amônio, substância inorgânica. Sobre as funções orgânicas, assinale a afirmativa INCORRETA.
As forças entre as moléculas governam as propriedades físicas da matéria e contribuem para explicar as diferenças entre as substâncias que estão a nossa volta. Elas explicam porque o dióxido de carbono é um gás que exalamos, porque a madeira é um sólido sobre o qual podemos ficar em pé e porque o gelo flutua na água. Sobre as forças intermoleculares, analise as afirmativas a seguir.
I. As interações dipolo-dipolo são mais fracas do que as forças entre íons e diminuem rapidamente com a distância, especialmente nas fases líquida e gás, em que as moléculas estão em rotação. II. O aumento do ponto de ebulição dos gases nobres, do hélio ao xenônio, se deve à energia das interações de London que diminui com o número de elétrons. III. As repulsões entre moléculas são o resultado da superposição de orbitais de moléculas vizinhas e do princípio da exclusão de Pauli.
Está correto o que se afirma em