Filtrar


Questões por página:

A caracterização dos elétrons como parte da matéria se deu através dos tubos de raios catódicos, que consistiam em um tubo selado com um gás e eletrodos metálicos conectados aos polos de uma fonte.

Thomson é o mais famoso cientista dentre os que trabalharam com os tubos de raios catódicos. Sua experiência baseou-se na interação dos raios catódicos com campos magnético e elétrico conhecidos para determinar a razão carga/massa dessas partículas. Além dos raios catódicos, também foram observados os chamados raios canais, de carga positiva, que eram os íons dos gases presentes nas ampolas. Analise as afirmações a seguir sobre as experiências com tubos de raios catódicos e raios canais.

I – Os raios catódicos são atraídos por uma chapa metálica ligada ao polo positivo de uma bateria.
II – A mudança dos gases no interior dos tubos não afeta a razão carga/massa dos raios catódicos.
III – A razão carga/massa dos raios canais é dependente do gás presente no interior das ampolas.
IV – Ao inverter a ligação dos polos da fonte com os eletrodos das ampolas, os raios catódicos se transformam em prótons.


Estão corretas APENAS as afirmativas

Seja uma dada reação A + B  2C, onde reagentes e produto estão em meio aquoso. O gráfico abaixo mostra a variação da concentração das espécies em função do tempo de reação.

Segundo a análise do gráfico , o valor da constante de equilíbrio está entre

O seguinte procedimento foi realizado para se preparar uma solução de cloreto de cálcio:

I – foram pesados 2,22 g de cloreto de cálcio;
II – a massa do sal foi dissolvida em 200 ml de água em um béquer;
III – transferiu-se o conteúdo do béquer para um cilindro graduado, onde se adicionou água até que o volume de solução fosse de 500 ml.

Se 100 ml da solução de cloreto de cálcio foi misturada a 100 ml de uma solução aquosa de cloreto de sódio 5,85 g/L, a concentração de íons cloreto, em mol/L, na mistura, é de

A síntese da amônia a partir dos gases hidrogênio e nitrogênio era um dos grandes desafios da humanidade entre o final do século XIX e o início do século XX. O maior problema envolvido nessa reação era a baixa conversão em amônia, que inviabilizava a produção em escala industrial. O estudo do equilíbrio químico dessa reação envolveu diversos cientistas, sendo Fritz Haber o nome mais celebrado, por obter as condições reacionais como temperatura, pressão e catalisadores, que permitiram a produção de amônia em grande escala. Considere que, em um sistema fechado, tal processo atingiu o equilíbrio com pressão de 1,0 atm e temperatura de 450 K. Sabendo-se que essa é uma reação exotérmica, analise as afirmativas a seguir.
I – É possível formar mais amônia com a pressão de 1,0 atm se a temperatura for menor que 450 K.
II – Na temperatura de 450 K e pressão de 1,0 atm, não há formação de amônia, porque o processo está em equilíbrio.
III – Com a pressão em 1,0 atm e a temperatura de 450 K, é possível formar mais amônia, utilizando um catalisador.
IV – Para formar mais amônia na temperatura de 450 K, é preciso que a pressão seja maior que 1,0 atm. /
São corretas APENAS as afirmativas
As fórmulas químicas corretas do metasilicato de sódio, cromato de potássio, tiossulfato de sódio e tiocianato de sódio são, respectivamente,