Filtrar


Questões por página:

O trecho a seguir caracteriza, de maneira sucinta, o calendário gregoriano.

O calendário gregoriano pode ser representado por uma linha contínua e infinita. Envolve a compreensão de que cada um dos pontos dessa linha é distinto dos outros e que cada ponto corresponde a uma datação. As datações são, assim, distintas umas das outras, especificando um dia, um mês e um ano.”

(BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: História. Brasília: MEC/SEF, 1998, p.99.)

Diferentes sociedades criaram concepções de tempo para representar suas temporalidades.

No exemplo do texto acima está presente a concepção de tempo

Leia o fragmento a seguir:

“(...) a educação escolar não se limita a fazer uma seleção entre o que há disponível da cultura num dado momento histórico, mas tem por função tornar os saberes selecionados efetivamente transmissíveis e assimiláveis. Para isso, exige-se um trabalho de reorganização (...)”.

(MONTEIRO, Ana Maria F. C. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. História & Ensino, Londrina, vol.9, out.2003, p.13.)

No processo de construção do saber histórico escolar, a seleção e reorganização dos conteúdos históricos feitas pelos professores, devem levar em conta

O saber histórico escolar é fruto da reelaboração do saber histórico oriundo da pesquisa acadêmica e é apropriado por professores e alunos conforme seus próprios objetivos.
Em relação ao saber histórico acadêmico, o saber histórico escolar é caracterizado principalmente pela


As informações do gráfico acima são estruturadas por uma concepção de tempo


O cartaz acima foi produzido pelo Departamento de Imprensa e Propaganda do EstadoNovo (1937-1945), convocando brasileiros para trabalhar nos seringais amazônicos. As opções a seguir caracterizam o contexto histórico dessa propaganda, à exceção de uma .
Assinale-a