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“O Quebra-Quilos, movimento político e social que durante os últimos meses do ano de 1874 e início de 1875 atingiu diversas vilas e cidades de quatro províncias do norte do Império, surgiu e se desenvolveu numa conjuntura histórica bastante específica.” (Lima, Luciano Mendonça de. Derramando Susto: os escravos e o Quebra Quilos em Campina Grande. EDUFCG.2006. p.27)

Considerando o movimento do Quebra- Quilos avalie, as proposições a seguir.


I- As primeiras manifestações contra o novo sistema métrico-decimal e correlatas adotadas pelo governo monárquico na década de setenta do século XIX se deram na Província da Paraíba do Norte.


II- Foram vários os atores que se envolveram com o movimento, tais como os pequenos comerciantes, feirantes, camponeses, escravos. Só não há registro da participação direta ou indireta dos políticos liberais, dos proprietários de terra e de integrantes do clero.


III- Ocorreu em um momento em que a legislação contra a “vadiagem” estava sendo posta em prática no sentido de impor formas compulsórias de trabalho aos homens pobres da região que vivia a crise da escravidão.


IV- Foi uma reação das populações pobres livres contra um surto de modernização que no último quartel oitocentista se processava e que se expressava num conjunto de medidas de caráter racionalizador.


É CORRETO o que se afirma em:

Sobre os aldeamentos dos indígenas na América portuguesa é CORRETO afirmar:

No início dos anos 1980, o Brasil vivia uma das maiores crises econômicas do período militar. O governo dos militares estava desgastado politicamente. Sobre este contexto, avalie as proposições a seguir.


I- O ano de 1984 foi marcado em seu início, por uma forte crise política e econômica, mas a capacidade política do Presidente Figueiredo e a unidade do bloco do governo favoreceram para que o regime continuasse forte.


II- No intuito de romper a dependência brasileira do petróleo importado, na década de 1980, o governo incentivou o plantio da cana-de-açúcar para a produção de etanol, o que caracterizou mais uma derrota econômica porque os Estados não investiram neste projeto, inclusive São Paulo.


III- A eleição de Tancredo Neves se revelou fundamental para o processo de transição para a democracia, depois do fracasso do movimento das “ Diretas Já ”, que era uma possibilidade aberta de encerrar o ciclo militar.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

“Papado e império na Idade Média. Eis aqui dois projetos universais para uma mesma Cristandade Ocidental que começa a se consolidar desde os primórdios medievais.” (Barros, José D'Assunção. Papas, imperadores e hereges na Idade Média. Petrópolis. Vozes.2012. p.149). Tendo como premissa este fragmento, avalie as assertivas a seguir.


I- No século VIII da era cristã, os dois projetos universais se consolidaram enquanto antagônicos e tomaram rumos diferentes: o de expansão dos reino Franco e o de universalismo espiritual da Igreja Romana sobre as populações cristãs do Ocidente.


II- A ascensão do reino Franco na Europa ocorreu num contexto em que a Igreja Romana, detentora de um vasto território temporal na parte central da Itália, via-se afrontada por duas grandes ameaças, os povos lombardos e o Império Bizantino que controlava a Igreja Cristã Oriental.


III- Homem reformador e consciente das transformações de seu tempo, o Papa Gregório VII, percebeu que a sobrevivência e as possibilidades de desenvolvimento da Igreja, enquanto instituição, dependia de resolver algumas questões, entre estas podemos destacar a necessidade de fixar a autonomia da Igreja em relação ao Império.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

O poeta baiano Gregório de Matos e Guerra é um dos representantes do século XVII. Considerando a realidade social setecentista na América portuguesa, avalie as proposições a seguir.


I- Gregório de Matos expressou um olhar crítico em poemas que descreviam as contradições do ambiente colonial, criticava o dogmatismo católico, chamando a atenção para a influência e hipocrisia de muitos cristãos que se mostravam mais preocupados com seus lucros e poderes.


II- As irmandades representavam, juntamente com as ordens religiosas, os únicos espaços que permitiam a participação de negros escravos no contexto colonial e que podiam ascender socialmente.


III- A escravidão negra já estava consolidada na Bahia setecentista. O sexo com escravas não era mal visto pelos colonizadores, pois o corpo da escrava e o pleno controle desse corpo pertencia ao senhor.


É CORRETO o que se afirma: