Filtrar


Questões por página:

Analise a tabela a seguir:

 

Disponível em: <http://hdr.undp.org/sites/default/files/hdr2019.pdf>.

Acesso em: 16 jan.2021.

 

Um fator que contribui para as diferenças entre homens e mulheres nos dados apresentados é

Leia o fragmento abaixo:
“Existem duas frentes fundamentais de migração para a região da fronteira agropecuária: uma é proveniente do Sudeste e majoritariamente do campesinato do Sul, de onde partiram camponeses em busca de novas terras, seja pelo processo de expropriação ou pelo extremo parcelamento das propriedades. Esta frente se estabeleceu principalmente em Rondônia, Mato Grosso e oeste da Bahia, sendo pouco intensa na atualidade. A segunda frente é proveniente do campesinato do Nordeste, importante principalmente para trabalhar nos seringais na Amazônia e para colonizar a porção oriental da região, que compreende parte do estado do Maranhão. Esses camponeses nordestinos, empobrecidos ou expropriados, assim como os do Sul, são atraídos pela fronteira na busca de novas terras, mas também de trabalho”.
(Atlas da Questão Agrária Brasileira. Disponível em: <http://www.atlasbrasilagrario.com.br/con_subcat/configuracao-da-questao-agraria.> Acesso em: 16 jan.2021.).
O processo descrito no texto é decorrente do/a

Observe o mapa do Brasil abaixo:

 

Disponível em: .<http://ufpr.edu.br> Acesso em: 15 jan.2021.

 

Quanto à projeção utilizada no mapa, analise as afirmativas a seguir:

 

I. É uma projeção cilíndrica, conforme e transversa, tendo o eixo do cilindro perpendicular ao meridiano central de cada fuso.

II. Possui os seus limites entre as faixas de 90º de Latitude Norte e 84º de Latitude Sul.

III. Usa o metro como unidade de referência, partindo do Equador (valor de 10.000.000 m) e do Meridiano Central (valor de 500.000 m).

IV. Tem a desvantagem de não poder ser aplicada em mapeamentos com grande extensão longitudinal (sentido leste-oeste), por conta da limitação de seus meridianos.

 

Estão corretas apenas as afirmativas

Observe a imagem abaixo:
Velocidade do envelhecimento da população (tempo para a população de idosos passar de 10% para 20% da população)
Imagem associada para resolução da questão

(Envelhecimento e Transição Demográfica. BNDES. Disponível em: .<https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/conhecimento/noticias/noticia/envelhecimento-transicao-demografica>. Acesso em: 15 jan.2021.).
Considere as afirmativas a seguir:
I. Os países centrais/desenvolvidos em sua totalidade apresentaram um moderado crescimento da população idosa no decorrer do tempo, ao contrário dos emergentes que, devido às incorporações graduais de medidas médico-sanitárias e a políticas de saneamento básico, apresentaram um crescimento mais acelerado.
II. As modificações expostas na imagem acontecem em um contexto pós-Revolução Industrial, que levou ao processo de urbanização do espaço e à melhoria dos indicadores sociais e econômicos. Isso é visível tanto nos países do “Norte” desenvolvido, quanto nos países do “Sul” subdesenvolvido/emergente.
III. As consequências na estrutura populacional dos países pesquisados são observadas na redução da População Economicamente Ativa, fazendo com que vários desses adotassem medidas para reverter o quadro, como as políticas de incentivo à imigração.
IV. Os países emergentes estão na fase IV da transição demográfica, que se caracteriza pela redução drástica das taxas de natalidade e pela aproximação do patamar das já baixas taxas de mortalidade. Isso contribui para o aumento da população de idosos e leva esses países a um período conhecido como “inverno demográfico”.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em razão da pandemia do Coronavírus, analistas na área de economia têm realizado previsões acerca do desemprego no mundo em que, no pior dos cenários, só no Brasil, chegaremos aos 40 milhões de desempregados. Os desequilíbrios nas contas públicas bem como no sistema produtivo exigirão planejamento de recuperação.
Como modelo inspirador para esse planejamento, esses analistas apontam um plano elaborado pelos Estados Unidos para a recuperação da Europa após o fim da Segunda Guerra Mundial, cujo nome é