Filtrar


Questões por página:
Um dos campos na educação ininterruptos de estudos e investigações são as teorias da aprendizagem como forma de ampliar as compreensões sobre como as pessoas constroem conhecimentos, ou seja, como se dá a aprendizagem humana ao longo da vida. Com raízes em diferentes correntes filosóficas e psicológicas, as teorias da aprendizagem vêm difundindo concepções e embasando variadas práticas educativas.

SERTORI, Natalia Maria. Teorias da aprendizagem. Gama, DF: UNICEPLAC,2021. (adaptado).


Considerando as informações do texto apresentado e os pressupostos da teoria Vygotskyana, avalie as afirmações a seguir:


I. Enfatiza o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo.

II. Parte da pressuposição de que é na troca com outros sujeitos que o conhecimento e as funções sociais são assimilados.

III. Confere ao professor um papel significativo na aprendizagem do aluno ao intervir nos processos e provocar avanços, criando o que ele chamava de zonas de desenvolvimento proximal.

IV. Em sua teoria acentua sobre a questão da afetividade expressa de três maneiras: por meio da emoção, do sentimento e da paixão.

V. Defende o pensamento de que o aluno não é apenas ativo, mas também interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais.

É CORRETO apenas o que se afirma em:
Uma professora dos anos iniciais da educação fundamental da rede pública ao organizar o seu trabalho pedagógico na intencionalidade de contribuir com a melhoria do ensino e aprendizagem dos seus alunos, conduz o processo de avaliação norteada pelos princípios da inclusão, intervenção, investigação, colaboração, continuidade e ética. O que implica, a utilização do feedback como recurso imprescindível para a avaliação.

BOAS, Benigna Villas; SOARES, Enílva Rocha Morato (orgs.). Avaliação das aprendizagens, para as aprendizagens e como aprendizagem.1.ed. Papirus Editora, 2022. (adaptado)


Considerando o texto apresentado e as indicações correlatas, assinale a função da avaliação da aprendizagem escolar praticada pela professora:

Podemos afirmar que, no contexto educacional pensar sobre planejamento escolar numa perspectiva de gestão democrática, implica compreendê-lo como uma atividade que orienta a tomada de decisões da escola e dos professores em função da qualidade do ensino e da aprendizagem.


LIBÂNEO, josé Carlos. Didática. São Paulo: Cortez,2017. (adaptado).


Considerando essa perspectiva sobre planejamento escolar e suas funções, avalie as afirmações a seguir:


I. Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente.

II. Prever objetivos, conteúdos e métodos.

III. Atender às exigências burocráticas dos planos oficiais.

IV. Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente.

V. Facilitar a preparação das aulas.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

A principal lei do ordenamento educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9.394/96, gerada na interação normativa com a Constituição Federal, representa um marco na história da educação brasileira; cujo teor esboça as diretrizes e regras de funcionamento do sistema de ensino brasileiro em sua totalidade; deixando em sua amplitude uma referência para a construção de um sistema educacional mais justo e equitativo.


LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. – 7. ed. – Brasília, DF: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2023. Acesso em: 8 mar.2025. (adaptado)


Considerando as premissas contidas no Capítulo II - Seção III - Do Ensino Fundamental no artigo 32e seus incisos ao expressar objetivos intermediadores à formação básica do cidadão, avalie as afirmações a seguir.


I. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.


II. A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.


III. A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.


IV. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.


V. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Como documento de gestão dos sistemas de ensino e de gestão pedagógica das escolas, gerado para regular e nortear a elaboração dos currículos para o ensino nas escolas públicas e particulares, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-emtempointegral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal .pdf. Acesso em 8: mar.2025. (adaptado)


Considerando as competências gerais que norteiam os currículos escolares da Educação Básica expressas na BNCC, avalie as afirmações a seguir.


I. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.


II. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.


III. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


IV. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.


V. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


É CORRETO o que se afirma em: