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Enquanto a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define as competências e habilidades que, obrigatoriamente, devem ser trabalhadas em todo o território nacional, os currículos vão contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, tornando-os significativos, com base na realidade do lugar e do tempo, nos quais as aprendizagens estão situadas. Por isso, pode-se dizer que a BNCC e os currículos têm papéis:
De acordo com o Caderno Concepções para Educação Básica, parte integrante do Documento de Referência Curricular do Mato Grosso (2018, p.30), a intervenção pedagógica “é uma ação que está intimamente ligada ao planejamento, por encontrar-se intrinsicamente imbricado o reconhecimento das diferenças existentes entre os níveis de aprendizagens dos estudantes e a necessidade da tomada de decisões acerca das expectativas que os professores têm em promover a aprendizagem de todos”. Nesse sentido, um dos objetivos da intervenção pedagógica é:

Maria precisou transferir seu filho surdo, matriculado no 5º ano do ensino fundamental, para uma outra escola mais próxima a sua residência, porém a escola apresentava dificuldades de contratação de profissionais especializados.

Dentre as dificuldades que o sistema educacional apresenta para o atendimento educacional especializado aos educandos surdos, é pertinente afirmar que as instituições federais de ensino devem garantir esse atendimento

O gráfico a seguir mostra o percentual de professores que fizeram algum curso na área de Educação Especial da Unidade Escolar.


Imagem associada para resolução da questão


O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir o ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras em cursos de formação de

“Para Keli Krause os impasses ainda permeiam a inclusão das crianças surdas no ensino regular. ‘Na minha trajetória, nessas escolas eu tenho observado uma dificuldade de aprendizagem dessas crianças pela falta ou escassez de intérpretes para elas, que acabam ficando à mercê da pedagogia do ensino local’, afirmou ao Nexo Jornalismo Digital”.

(Acessado em 14/08/2022)


Com relação aos objetivos dos programas integrados de ensino e pesquisa incluídos no Plano Nacional de Educação e apoiados pela União incluem:

I. elaborar e publicar sistematicamente material bilíngue, específico e diferenciado.

II. manter programa de pessoal especializado, destinado à educação bilíngue escolar dos surdos, preferencialmente.

III. fortalecer as práticas socioculturais do surdo e a Língua Brasileira de Sinais.


Está correto o que se afirma em