Filtrar


Questões por página:
Acerca das religiões de matriz africana e sua influência no panorama religioso do Brasil, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa.
( ) O candomblé de tradição iorubá se notabiliza pelo culto aos orixás, dentre os quais, por exemplo, contam-se orixás como Ogum, Oxóssi e Iemanjá. ( ) A umbanda tem origem brasileira, a partir de uma perspectiva sincrética que une elementos de diversas religiões, tais como religiões de matriz africana, espiritismo, catolicismo e religiões indígenas. ( ) O abate ritual de religiões de matriz africana não é permitido no Brasil em razão das leis de proteção ao bem-estar animal.
As afirmativas são, respectivamente,

Observe a lista de itens que compõem uma Sala de Recursos Multifuncionais.


Imagem associada para resolução da questão


De acordo com a planilha apresentada, as afirmativas a seguir indicam corretamente recursos disponíveis e seus usos, à exceção de uma. Assinale-a.

Para a conquista de uma sala de aula inclusiva, é preciso trabalhar com a autonomia e a diversidade, além de abrir mão do desejo de controlar a sala de aula, nos padrões tradicionais. A partir dessa perspectiva, uma professora do Amapá propôs uma mudança radical em sua turma: em virtude de um estudante que necessitava levantar-se durante a aula e movimentar-se pela sala, ela abriu mão da obrigação de seus alunos assistirem à aula sentados.
Diante da dinâmica proposta pela educadora, podemos concluir que o estudante em questão tinha o diagnóstico de
O Censo Escolar/MEC/INEP é realizado em todas as escolas de educação básica e possibilita acompanhar os indicadores da educação especial, para avaliar a política de inclusão das pessoas com deficiência no Brasil.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente indicadores utilizados para esse diagnóstico no âmbito da educação especial.
No Censo do IBGE de 2010, cerca de 24% da população, isto é, quase 46 milhões de brasileiros, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual.
Observe o gráfico com a porcentagem da população brasileira, por tipo e grau de dificuldade e deficiência.
Imagem associada para resolução da questão


Com base no gráfico, a respeito das políticas de inclusão e educação especial, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O censo subsidia os programas do governo que promovem a inclusão da pessoa com deficiência, apresentando a incidência dos principais impedimentos de caráter físico, sensorial, mental/intelectual. ( ) As políticas de educação inclusiva devem considerar os indicadores de ocorrência e grau de severidade das deficiências para alocar investimentos adequados às demandas prioritárias ( ) A deficiência visual é, entre as elencadas no gráfico, a que apresenta o espectro mais amplo de possibilidades, desde a incidência majoritária de cegueira total até algum grau de baixa visão.
As afirmativas são, de cima para baixo,