Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 1024 de 1.871
Questões por página:
Adaptado de HOEKSTRA, N. “O equilíbrio entre apoio, autonomia e afastamento na educação inclusiva” in https://diversa.org.br/
Com base no depoimento sobre desafios da inclusão da pessoa com deficiência, analise as propostas a seguir.
I. Para incluir os educandos com deficiência, a escola poderia indicar um assistente de educação especial que interagisse com todos os alunos, de modo que as experiências de diversidade fossem compartilhadas. II. Para promover uma educação inclusiva, os docentes poderiam incentivar os colegas dos alunos com deficiência a se tornar mediadores nas atividades de apoio e, assim, promover uma maior interação. III. Para acolher de forma inclusiva o aluno com deficiência, o professor poderia avaliar com ele estratégias eficientes de apoio que facilitassem a aprendizagem em seu cotidiano escolar.
Está correto o que se afirma em
Na tirinha da Turma da Mônica, o personagem Luca enfrenta barreiras na escola.
A respeito das ações realizadas para garantir a plena e efetiva participação de Luca na escola e na sociedade em igualdade de oportunidades, estabeleça a correspondência entre as medidas listadas a seguir e suas respectivas descrições.
1. Distribuição facilitadora de ambientes e de fluxos
2. Adaptação para acessibilidade
3. Conceito de Desenho Universal
( ) É importante que as rampas construídas em reformas para adequação reservem uma grande área para vencer um ou mais pavimentos, devido à exigência de uma inclinação suave.
( ) É necessário criar espaços inclusivos e diversos, com o objetivo de estabelecer ambientes acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades individuais.
( ) É ideal que os espaços de uso coletivo, como bibliotecas, refeitórios, sanitários e laboratórios, estejam localizados no andar térreo, ou o mais próximo possível das salas de aula.
Assinale a opção que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.