Filtrar


Questões por página:

O ano de escolaridade limite para uma pessoa aprender a ler e escrever foi uma das questões mais discutidas durante a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), que é a diretriz anterior, coloca como prazo-limite o 3º ano. A BNCC antecipou para o 2º ano e aponta que, no 3º ano, o processo continua com mais foco na ortografia.


Revista Nova Escola, janeiro de 2017.



Em relação ao período de alfabetização, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir.



I. As redes de ensino, que não definiram o prazo-limite de alfabetização para o 2º ano do Ensino Fundamental, devem fazer os ajustes para seguirem o currículo da BNCC.


II. Desde a Educação Infantil, a criança participa de práticas letradas com foco na alfabetização, para não correr o risco de ultrapassar o prazo-limite acordado nacionalmente.


III. A progressão de conhecimentos ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural da criança.



Está correto o que afirma em

Visualizar Questão Comentada

O reconhecimento da Educação Infantil como política educacional que visa a garantir o direito da criança ao acesso, à permanência e à aprendizagem na escola, legitima-se com a promulgação de diversas leis – a Constituição Federal de 1988; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96); e as Resoluções CNE-CEB nº 01/99 e CNE nº 05/2009, que instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.


APPIA. Infância - ações, mediações, estimulações e atividades para a infância.


Prefeitura de Belo Horizonte,2022.



Os movimentos pela Educação Infantil no Brasil, que precederam a Constituição Federal de 1988, buscavam conquistar os aspectos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

Visualizar Questão Comentada

De acordo com a teoria de Jean Piaget, há algumas noções básicas para a criança construir o conceito de número. A reversibilidade é uma dessas noções e refere-se à habilidade mental de realizar ações opostas simultaneamente, isto é, separar o todo das partes e reuni-las novamente no todo. Assim, a criança compreende que uma ação inversa anula a transformação observada.


Assinale a opção que indica o estágio de desenvolvimento cognitivo em que se inicia a noção de reversibilidade no pensamento infantil.

Visualizar Questão Comentada
De acordo com Magda Soares, educadora, linguista e pesquisadora mineira, a alfabetização e o letramento são processos

Brincar é um ingrediente central na aprendizagem, pois permite que as crianças imitem os comportamentos dos adultos, pratiquem habilidades motoras, processem eventos emocionais, e aprendam sobre o mundo em que vivem. Brincar não é uma coisa frívola. Pesquisas recentes confirmam o que Piaget sempre soube: “brincar é o trabalho da infância.”


HIRSH-PASEK, Kathy, GOLINKOFF Roberta M. Por que brincar = Aprender. University of Delaware,2008.


https://movimentopelabase.org.br/wpcontent/uploads/2021/10/brincar.pdf



Tendo em vista o brincar, como eixo estruturador da Proposições Curriculares para Educação Infantil do Município de Belo Horizonte, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O brincar é um instrumento de aprendizagem e deve ser tratado como uma metodologia de ensino, pois, brincando, as crianças aprendem.


( ) A capacidade de inventar e imaginar é um atributo inerente à infância, portanto, as crianças necessitam brincar a fim de se expressarem de diversas formas.


( ) Os jogos pedagógicos não estão inseridos na categoria do brincar, uma vez que, visam ao alcance de um resultado previamente definido, não possibilitando a liberdade e a imprevisibilidade do brincar.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Visualizar Questão Comentada