Questões de Concurso
Filtrar
9.354 Questões de concurso encontradas
Página 1069 de 1.871
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A organização curricular por projetos é valorizada nos documentos publicados pelo MEC que abordam as relações entre tecnologia, currículo e projetos.
Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.
( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação aos princípios norteadores dessa prática, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
( ) O papel do professor é o de transmitir informações e sua atuação, na organização curricular por projetos, ocupa o centro do processo.
( ) O professor deve considerar, para trabalhar com projetos, as possibilidades de desenvolvimento de seus alunos, as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
Pedagogia
“O debate sobre pluralidade cultural e a relevância de se garantir representação das identidades culturais nos diversos campos sociais, incluindo o educacional, tem se intensificado. Ressalta‐se, na educação e na formação docente, o papel dos discursos e práticas curriculares na preparação de professores e de futuras gerações nos valores de apreciação da diversidade cultural e de desafio a preconceitos ligados a determinantes de gênero, raça, religião, 'deficiências', padrões culturais e outros."
(Canen et al.2001).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos
(Canen et al.2001).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) contemplam, como eixo transversal, o tema da Pluralidade Cultural, que tem como um dos seus objetivos
Disciplina:
Pedagogia
Com relação aos princípios norteadores da educação em direitos humanos na Educação Básica, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.
( ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
( ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) A educação em direitos humanos, por seu caráter coletivo e participativo, deve ocorrer em espaços marcados pelo entendimento mútuo, respeito e responsabilidade.
( ) A escola deve assegurar que os objetivos e as práticas a serem adotados sejam coerentes com os valores e princípios da educação em direitos humanos.
( ) A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais da educação básica e permear o currículo e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação.
As afirmativas são, respectivamente,
Disciplina:
Pedagogia
Assinale a alternativa, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.9.394/96). No capítulo II – Educação Básica, seção I, artigo 24, que explicita as regras comuns de organização da Educação Básica.
Disciplina:
Pedagogia
O famoso educador brasileiro Paulo Freire publicou o livro Pedagogia do Oprimido, em 2005, no qual abordou a concepção “_____ da educação" como instrumento da ______. Criticava o modelo de educação que se tornava um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador o ______ e, assim, o “saber" é uma doação dos que se julgam sábios aos que julgam nada saber.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.
Assinale a alternativa cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.