Filtrar


Questões por página:

Leia com atenção:

I- O aluno, quando inicia sua escolarização, já utiliza vários conceitos espaciais cotidianos (rua, bairro, cidade e campo, entre outros), que permitem o seu relacionamento, a sua localização e o seu deslocamento espacial;

II- Os conceitos cotidianos e os conhecimentos construídos pela sociedade constituem seu patrimônio cultural, que a identifica e a diferencia de outras, em que o aluno se encontra inserido;

III- De maneira geral, as pessoas pouco utilizam os pontos cardeais para se localizarem no dia-a-dia. Na maioria das vezes, elas se locomovem pelo bairro, pela cidade e apontam direções utilizando outros pontos de referência.

Dos itens acima:

Explora-se, no 8º ano, uma análise mais profunda dos conceitos de território e região, por meio dos estudos:
A adoção de um manual e de outros materiais didáticos para o processo ensino-aprendizagem da Geografia deve se pautar pela escolha daqueles materiais que:
Visualizar Questão Comentada
O desenvolvimento da capacidade psicológica da formação de conceitos se dá no cotidiano e por meio da aprendizagem escolar. Vygotsky define os conceitos cotidianos como aqueles que as crianças aprendem no seu dia-a-dia e os conceitos científicos como aqueles que são:
. A proposta teórico-metodológica para o ensinoaprendizagem de Geografia tem como princípios os pressupostos da perspectiva sócio-histórica da construção do conhecimento, da Geografia Crítica, assim como os conceitos e procedimentos dessa ciência. A concepção sócio-histórica da construção do conhecimento teve como expoente máximo e precursor o bielo-russo:
Visualizar Questão Comentada