Filtrar


Questões por página:
O teórico que desenvolveu a compreensão da predominância funcional alternada entre emoção e cognição nas etapas do desenvolvimento humano, considerando também o desenvolvimento do ato motor foi
É fundamental a atuação do psicólogo diante das situações de indisciplina e violência no contexto escolar. Pesquisadores contemporâneos da psicologia escolar e educacional crítica apontam que a escola é um lugar de constante crise de autoridade. Assim, cabe ao/à psicólogo/a
Dadas as afirmativas a respeito da pedagogia mediatizada, especificamente, sobre o papel da mediatização, segundo Vítor da Fonseca,
I. A inteligência é relativamente constante. II. A mediatização não provoca a generalização do conhecimento. III. A mediatização foca mais no processo do que nas respostas. IV. A criança não se percebe como agente mental, sendo incapaz de definir objetivos e intenções. verifica-se que estão corretas apenas

Acerca dos encaminhamentos para a psicologia escolar e Educacional, analise os dois casos:

Caso 1: Um menino de 6 anos, aqui chamado C., foi encaminhado pela escola para um psicólogo, com as seguintes queixas: não faz a lição de casa nem em sala de aula; não para quieto na sala de aula; desafia a professora e ri quando ela fica irritada; perturba as meninas durante a aula e no recreio; desobedece na escola e em casa; inventa histórias e fala o dia inteiro, até mesmo quando está sozinho.

Caso 2: F. é um menino de 9 anos que possui as seguintes queixas escolares: vive no “mundo da lua”; não faz a lição de casa nem na escola; distrai-se com qualquer coisa; é “bonzinho” e todos se preocupam, pois não consegue aprender; mesmo quando estuda, na hora da prova esquece tudo e acaba tirando notas baixas.

Comissão de Psicologia e Educação do CRP-RJ (Org.). Conversações em Psicologia e Educação.Rio de Janeiro: Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro,2016. p.13.


Das possíveis problematizações referentes ao encaminhamento ao setor de psicologia nas escolas, a/o psicóloga/o escolar/educacional deve considerar que

I. ela/e tende a compreender o fenômeno do fracasso escolar como algo da ordem do psiquê do indivíduo, desconsiderando o contexto escolar na compreensão do fenômeno;

II. o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pode ser diagnosticado por um médico especialista na área da neurologia, a partir de exames clínicos;

III. a bula do medicamento mais utilizado para o tratamento de TDAH, o cloridrato de mitilfenidato, recomenda que as crianças passem um período sem o medicamento, especialmente, durante as férias escolares;

IV. atualmente, nas escolas, apenas os alunos diagnosticados, a partir de exames físicos e laboratoriais, são tratados como crianças com transtornos neurológicos.

verifica-se que estão corretas apenas

Dadas as afirmativas a respeito das ideias sobre ensino/aprendizagem de Maria Montessori,
I. Tira do docente o protagonismo do processo educacional, deslocando-o para o aluno. II. O ambiente educacional passa a ser decisivo no processo ensino/aprendizagem. III. A base do método de Montessori é a experimentação e a heteronomia como motores propulsores do aprendizado do indivíduo.
verifica-se que está/ão correta/s