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“...Teve uma vez na hora do recreio que eu não queria brincar e fiquei sentada com minha colega e ela (a professora) perguntou o que a gente tinha que não tava brincando aí eu disse a ela foi que meu tio tinha brigado com meu avô e agente teve que ir dormir na casa da minha tia e ela ficou lá comigo perguntando a mim como foi” (Depoimento de um aluno).


SANTOS, Giderlâyne Clemente do Nascimento; BRITO, Hortência da Conceição de; Maranhão, da Iágrici Maria de Lima. A relação professor-aluno e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. UFPE. [s. d.], p.20.


Na relação professor-aluno, a cena descrita no texto uma situação na qual

Um espaço de ensino-aprendizagem será então um centro de debates de ideias, soluções, reflexões, onde a organização popular vai sistematizando sua própria experiência.


FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991, p.16.


Na pedagogia libertadora de Paulo Freire, a concepção de Avaliação é refletida para

Em didática, aprendem-se diversos tipos de planejamento. Para Gil (2011), é necessário caracterizar os níveis de planejamento em quatro tipos. São eles:
A Escola foi colocada, nas formações capitalistas, em uma posição de dominância, constituindo, assim, um instrumento mais completo de reprodução das relações capitalistas. Dessa forma, a escola, ao reproduzir os saberes envolvidos na ideologia dominante, influencia uma grande parte das crianças de todas as classes sociais a cumprir a escolaridade básica e logo ingressar no processo produtivo, reproduzindo, assim, as relações de exploração capitalista.
Disponível em:
<https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/2480/1/TCC_DidaticaPraticaEscolar.pdf Acesso em: 06 mar.2023 (Adaptado)
Essa concepção descrita no texto-base se ampara em que teoria?
O valor máximo de complementação ao Fundeb que a União poderá utilizar para cumprimento da aplicação mínima na manutenção e no desenvolvimento do ensino estabelecida no art.212 da Constituição Federal do Brasil de 1988 é de