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Perceber, compreender, criticar e, se necessário, alterar a sua prática pedagógica constitui um desafio para a escola, o que pode ser efetivado mediante um conjunto de ações norteadas pelo projeto político-pedagógico construído coletivamente. Há um razoável consenso entre os educadores de que o projeto político-pedagógico, construído de forma coletiva e participativa, constitui o norte orientador das práticas curriculares e pedagógicas na escola. Nesse sentido, o Conselho Escolar, segundo Aguiar (2006), pode exercer um papel relevante na gestão escolar, contribuindo

Em uma apresentação sobre as tendências pedagógicas aos professores da Rede Municipal de Francisco Morato, o palestrante destaca os seguintes pontos:


•  A atividade escolar: deve centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata;

•  O professor: deve agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos;

•  O conhecimento: o homem cria a cultura na medida em que, integrando-se nas condições de seu contexto de vida, reflete sobre ela e dá respostas aos desafios que encontra.


Segundo as autoras Queiroz e Moita (2007), o palestrante está se referindo à tendência pedagógica

As atividades esportivas têm sido utilizadas em projetos sociais objetivando formar integralmente e socializar crianças e adolescentes, além de promover a saúde deles. Com base nos pressupostos da educação democrática, Mello, Ferreira Neto e Votre (2009) mencionam que é correto afirmar que, nesse tipo de projeto de esporte, dois aspectos são importantes: considerar o saber

Leia o seguinte trecho escrito por Betti (2003).


“Os educadores precisam superar a perplexidade e a inércia diante das mídias e […] efetuar uma interpretação e um uso críticos das suas possibilidades formativas e informativas, em especial da televisão, a mídia de maior consumo entre os alunos. O que se pretende é desenvolver nos alunos a capacidade de associar informações desconexas, analisá-las e aprofundá-las.”


Nesse trecho, Betti (2003) descreve que, em relação às mídias, o professor atua como

Com relação ao direito à profissionalização e à proteção no trabalho, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, ao adolescente maior de quatorze anos de idade