Questões de Concurso
Filtrar
12.732 Questões de concurso encontradas
Página 1152 de 2.547
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Esta matriz curricular do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, contempla a base comum e a parte diversificada. 
https://www.ivora.rs.gov.br/arqs/2851.pdf
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a parte diversificada dessa matriz é contemplada pelo(s) conteúdo(s):

https://www.ivora.rs.gov.br/arqs/2851.pdf
Segundo a Base Nacional Comum Curricular, a parte diversificada dessa matriz é contemplada pelo(s) conteúdo(s):
Disciplina:
Pedagogia
Para que a utilização dos recursos didáticos realmente colabore com a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem, cabe ao professor a utilização de critérios e princípios norteadores. Dessa forma, o docente precisa
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. ter em mente os objetivos propostos, na escolha do recurso didático a ser utilizado.
II. estimular a atenção dos alunos buscando a interação deles com os recursos.
III. saber que a maioria dos conteúdos curriculares não tem aplicabilidade alguma de recursos didáticos.
IV. conhecer os recursos didáticos disponíveis, bem como analisá-los e adaptá-los de acordo com a necessidade do público aprendiz.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Disciplina:
Pedagogia
Ao pensar ensino de ciências em uma perspectiva crítica podemos sugerir algumas estratégias para efetivar uma aprendizagem significativa. A alternativa que representa uma estratégia de ensino crítico é:
Disciplina:
Pedagogia
A respeito da trajetória teórica e dos paradigmas atuais no campo educacional, analise as proposições:
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. A globalização capitalista da economia e as transformações tecnológicas associadas ao advento da era da informação são movimentos que devem ser considerados para se avaliar as perspectivas da educação.
II. A educação tradicional, destinada a uma minoria, e a educação nova, que surge de forma mais clara com a obra de Rousseau, têm em comum a concepção da educação como processo de desenvolvimento individual.
III. Ideias universalmente difundidas entre os pensadores sobre o futuro da educação são as de que os desníveis entre países periféricos e hegemônicos foram superados com a globalização e que não há idade para se educar, pois a educação se estende pela vida.
IV. Categorias da dialética inspiradas em Hegel e Marx como “contradição”, “reprodução”, “trabalho”, permanecem vigentes para se analisar o fenômeno da educação. Além disso, junto às categorias da dialética despontam outras como “cidadania”, “transdisciplinaridade” e “sustentabilidade”.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Disciplina:
Pedagogia
Leia o fragmento de texto a seguir.
Segundo Mantoam (2015), o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Considerando esse contexto, a escola pública como instrumento de inclusão social deve contemplar
I. a promoção da cultura que leva ao pensamento que as diferenças provocam uma situação de risco. II. a utilização dos modelos pedagógicos padronizados que oferecem apenas a instrução básica. III. a oferta de matrículas para alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular. IV. as adaptações curriculares para promoverem maior eficácia educativa à pessoa com deficiência.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Segundo Mantoam (2015), o movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Considerando esse contexto, a escola pública como instrumento de inclusão social deve contemplar
I. a promoção da cultura que leva ao pensamento que as diferenças provocam uma situação de risco. II. a utilização dos modelos pedagógicos padronizados que oferecem apenas a instrução básica. III. a oferta de matrículas para alunos com deficiência nas classes comuns do ensino regular. IV. as adaptações curriculares para promoverem maior eficácia educativa à pessoa com deficiência.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.