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Citando como exemplo o mapa de densidade demográfica de unidades territoriais, Martinelli afirma que este método estabelece que a ordem crescente dos valores relativos agrupados em classes significativas deve ser transcrita por uma ordem visual também crescente. Esta poderá ser construída, ou com cores, desde matizes claras até escuras, ou com texturas que vão também das mais claras até as mais escuras. (in: Sonia Castellar Educação geográfica: teorias e práticas docentes)
O método descrito denomina-se
Os alunos consideram relações de direita/esquerda, frente/atrás, acima/abaixo – primeiro em relação a eles próprios, depois em relação a outrem colocado à sua frente, e, finalmente, coordenando vários pontos de vista, colocando-se mentalmente nessas mesmas posições. Para atingir essas ações, é necessário desenvolver as relações espaciais
Para representar os diversos temas, é preciso recorrer a uma simbologia específica que, aplicada aos modos de implantação, aumentam a eficácia no fornecimento da informação. As regras dessa simbologia pertencem ao domínio da semiologia gráfica, que tem como um dos mais expressivos organizadores
Na cartografia escolar, a informática
Os mapas topográficos