Filtrar


Questões por página:

Observe a figura a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


*Estrutura dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (MEC/SEF,1997).


Os Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes às quatro primeiras séries da educação Fundamental, constitui-se num trabalho que visa auxiliar o fazer dos profissionais da Educação, e a Educação Física é contemplada com este recurso do então Ministério da Educação e do Desporto. É um instrumento útil de apoio para o desenvolvimento pedagógico na escola. Leia com atenção as afirmativas a seguir e marque (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas, com relação aos objetivos do Ensino Fundamental relativo à aprendizagem dos alunos.


( ) Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles e contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente.

( ) Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações lúdicas e esportivas, repudiando qualquer espécie de violência.

( ) Utilizar apenas a linguagem corporal como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais relacionadas ao universo do movimento corporal dentro e fora do ambiente escolar.

( ) Posicionar-se de maneira passional, porém, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões por si e autonomamente diante do processo de amadurecimento mediado pela escola.

( ) Saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

A Educação Física na educação infantil possui um papel relevante nas experiências corporais das crianças. Ela deve estar inserida no conjunto de ações pedagógicas que ajudem o desenvolvimento infantil. Qual o enfoque que a Educação Física deve seguir, sem perder sua importância pedagógica, nesta fase escolar?
O processo pelo qual os indivíduos adquirem capacidade funcional, por meio de fenômenos de Maturação, Diferenciação e da Integração de funções, é o que chamamos de
Analise a afirmativa a seguir.
As técnicas devem ser compreendidas como um ______________ a ser transmitido aos alunos, são movimentos construídos historicamente, produtos de uma dinâmica cultural que podem ser preservados (DARIDO,2006).
Marque a opção cujo vocábulo preenche corretamente a lacuna.
Numere a Coluna B pela Coluna A, observando a aprendizagem motora.
Coluna A
I. Fase motora fundamental. II. Estágio associativo. III. Estágio cognitivo. IV. Fase motora rudimentar. V. Estágio autônomo. VI. Fase motora reflexiva.
Coluna B
( ) É o terceiro estágio da aprendizagem motora pelo indivíduo, capaz de visualizar o erro e corrigi-lo.
( ) Os reflexos são as primeiras formas do movimento humano.
( ) A criança efetua o movimento ainda com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.
( ) A criança efetua os movimentos com erros grosseiros, não consegue visualizar seu erro e sem capacidade de corrigi-los.
( ) Os movimentos rudimentares são determinados de forma maturacional, com características de sequências previsíveis.
( ) São habilidades motoras fundamentais da primeira infância.
Marque a opção que representa a sequência CORRETA.