Questões de Concurso
Filtrar
12.739 Questões de concurso encontradas
Página 1196 de 2.548
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
No processo de alfabetização, a criança deve:
I. Distinguir um desenho de uma manifestação de escrita. II. Saber que as letras são unidades do alfabeto que representam os sons vocálicos ou consonantais. III. Conhecer as letras, as quais podem ter muitas formas gráficas. IV. Ler em voz alta sempre que for escrever uma palavra cuja ortografia lhe é desconhecida. V. Conhecer a natureza, a função e os usos da ortografia para entender as relações entre letras e sons.
Estão CORRETAS apenas as assertivas:
I. Distinguir um desenho de uma manifestação de escrita. II. Saber que as letras são unidades do alfabeto que representam os sons vocálicos ou consonantais. III. Conhecer as letras, as quais podem ter muitas formas gráficas. IV. Ler em voz alta sempre que for escrever uma palavra cuja ortografia lhe é desconhecida. V. Conhecer a natureza, a função e os usos da ortografia para entender as relações entre letras e sons.
Estão CORRETAS apenas as assertivas:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
Leia o seguinte excerto retirado de “Letramento – um tema em três gêneros”, de Magda Soares:
“Literate é, pois, o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita, e literacy designa o estado ou condição daquele que é literate, daquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita” (SOARES, Magda,1998, p.36).
Em relação à alfabetização e ao letramento, podemos dizer:
I) Uma pessoa que planeja seu texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, considerando características específicas do gênero, demonstra fazer uso eficiente da escrita. II) Um indivíduo que é letrado torna-se distinto da sua condição anterior de analfabeto, pois ele passa a ter um novo lugar social e uma nova forma de viver, relacionando-se distintamente com os outros, com o contexto e com os bens culturais de sua sociedade. III) Um aluno que sabe elaborar um resumo ou tomar notas durante uma exposição oral, que esquematiza suas anotações para estudar um determinado assunto e que expressa por escrito suas experiências e opiniões manifesta ter boas condições de letramento. IV) Um aluno que se volta para seu próprio texto e sabe verificar se está confuso, ambíguo, redundante, obscuro ou incompleto e que é capaz de revisá-lo e reescrevê-lo até considerá-lo satisfatório para o momento é um indivíduo letrado.
A partir da leitura das assertivas acima, estão CORRETAS as assertivas:
“Literate é, pois, o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita, e literacy designa o estado ou condição daquele que é literate, daquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita” (SOARES, Magda,1998, p.36).
Em relação à alfabetização e ao letramento, podemos dizer:
I) Uma pessoa que planeja seu texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, considerando características específicas do gênero, demonstra fazer uso eficiente da escrita. II) Um indivíduo que é letrado torna-se distinto da sua condição anterior de analfabeto, pois ele passa a ter um novo lugar social e uma nova forma de viver, relacionando-se distintamente com os outros, com o contexto e com os bens culturais de sua sociedade. III) Um aluno que sabe elaborar um resumo ou tomar notas durante uma exposição oral, que esquematiza suas anotações para estudar um determinado assunto e que expressa por escrito suas experiências e opiniões manifesta ter boas condições de letramento. IV) Um aluno que se volta para seu próprio texto e sabe verificar se está confuso, ambíguo, redundante, obscuro ou incompleto e que é capaz de revisá-lo e reescrevê-lo até considerá-lo satisfatório para o momento é um indivíduo letrado.
A partir da leitura das assertivas acima, estão CORRETAS as assertivas:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
A interdisciplinaridade apresenta-se como uma forma de permitir ao aluno visão global da realidade. Na ação pedagógica, a interdisciplinaridade aponta para a construção de uma escola participativa e decisiva na formação do sujeito social, as atividades vão sendo propostas à medida que o objeto de estudo vai colocando necessidades e questionamentos novos que precisam ser desvendados ou aprofundados. Pode-se dizer que o objetivo da interdisciplinaridade é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
A avaliação é uma atividade constante na prática de profissionais de diversas áreas. O termo avaliação é associado a outros como exame, notas, sucesso e fracasso, promoção e repetência. Assim sendo, a avaliação apresenta as seguintes características, EXCETO:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
A escola como espaço sociocultural significa compreendê-la na ótica da cultura, sob um olhar mais denso, que leva em conta a dimensão do dinamismo, do fazer-se cotidiano, resgatando o papel dos sujeitos na trama social que a constitui enquanto instituição. Em relação à escola, avalie as afirmativas a seguir:
I. A escola é vista como uma instituição única, com os mesmos sentidos e objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto socialmente acumulado pela sociedade. II. A escola é um espaço de formação ampla do aluno, que aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades que fazem de cada um de nós seres humanos. III. A escola é um espaço de encontros entre iguais, possibilitando a convivência com a diferença, de uma forma qualitativamente distinta da família e, principalmente, do trabalho.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. A escola é vista como uma instituição única, com os mesmos sentidos e objetivos, tendo como função garantir a todos o acesso ao conjunto socialmente acumulado pela sociedade. II. A escola é um espaço de formação ampla do aluno, que aprofunda o seu processo de humanização, aprimorando as dimensões e habilidades que fazem de cada um de nós seres humanos. III. A escola é um espaço de encontros entre iguais, possibilitando a convivência com a diferença, de uma forma qualitativamente distinta da família e, principalmente, do trabalho.
Estão CORRETAS as afirmativas: