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Ao tratar da didática do ensino de artes, Mirian Martins (1998) afirma que cada um de nós, combinando percepção, imaginação, repertório cultural e histórico, lê o mundo e o representa à sua maneira, sob o seu ponto de vista, utilizando formas, cores, sons, movimentos, ritmo, cenário. Assinale a alternativa que contém os momentos que estruturam a abordagem triangular, conforme apresentada na obra Didática do ensino de arte de Mirian Martins (1998).
Na obra A psicogênese da língua escrita, Ferreiro e Teberosky (1999) pretendem demonstrar que a aprendizagem da leitura, entendida como questionamento a respeito da natureza, função e valor deste objeto cultural, que é a escrita, inicia-se muito antes do que a escola imagina. As autoras argumentam que a leitura e a escrita são formas variantes ou alternativas da mesma língua e, por isso,
Ana Maria, mãe de uma criança de 4 anos, foi conversar com a professora pedindo esclarecimentos sobre as atividades que as crianças faziam na escola. Na compreensão da mãe, se sua filha só brincar na escola não vai aprender. Com fundamento nas ideias de Jane Moyles (2002), a professora respondeu, corretamente, que
Estudando o desenvolvimento infantil, Henri Wallon relaciona o movimento com a afetividade e a cognição. Izabel Galvão (1986) afirma que, de acordo com Wallon, a imitação pela criança é uma forma de atividade que revela
Em uma escola de educação infantil, em conversa com uma mãe, uma das professoras exclamou: “Essas mães-corujas! A criança que estava junto a mãe, parecendo chateada, retrucou: Minha mãe não é coruja, não!”. Tal situação, narrada por Umbuzeiro e Malafaia (In: Ostetto, 2017), desencadeou a construção de um projeto de trabalho em torno da coruja e mãe-coruja. São ações importantes para o planejamento na educação infantil, descritas pelas autoras,