Filtrar


Questões por página:
Para Piaget a inteligência é adaptação e o seu desenvolvimento está voltado para o equilíbrio. Sendo assim, a ação humana visa sempre a uma melhor adaptação ao meio. (COSTA,1997, p.07-08.)
A partir da citação, é INCORRETO afirmar que:
Segundo Duarte (1999), “o pensamento Vygotskyano tem como base epistemológica o estudo do desenvolvimento humano (...)”. Considerando as contribuições do pensamento Vygotskyano para a educação, analise as afirmativas a seguir.
I. Na abordagem Vygotskyana, o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura. II. Vygotsky não nega que exista diferença entre os indivíduos, que uns estejam mais predispostos a algumas atividades do que outros, em razão do fator físico ou genético. III. Uma das contribuições importantes de Vygotsky para os processos educativos escolares se referem à declinação do unilateralismo na análise da relação sujeito-sociedade.
Estão corretas as afirmativas
Cèlestin Freinet, educador francês, criou sua “metodologia” de ensino com bases psicológicas e educativas, denominada por ele como “o método natural de aprendizagem”. Com base no ato pedagógico e Freinet, assinale a afirmativa INCORRETA.
A interdisciplinaridade e a transversalidade foram introduzidas na escola brasileira pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em 1996. Com relação aos projetos interdisciplinares, assinale a afirmativa correta.
Questão DESATUALIZADA
Sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, considerando a atual legislação pertinente, assinale a alternativa incorreta: