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O Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso – DRC/MT trata do currículo da educação escolar indígena. De acordo com o DRC/MT, é INCORRETO afirmar:

Maria, professora do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola do campo da rede municipal, planeja suas aulas de acordo com o Documento de Referência Curricular do Estado de Mato Grosso – DRC/MT. Considere as diretrizes:

I - Estar preparada para atender e acompanhar os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com consciência de que todos os professores têm obrigação de auxiliar esses alunos nas classes regulares, realizando as adequações necessárias para tanto.

II - Garantir aos educandos que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais ou transgêneros o pleno exercício de seus direitos e deveres, valorizando o seu crescimento pessoal e intelectual dentro de uma sociedade democrática e plural, na qual o respeito e a valorização do ser humano como sujeito de direitos norteiem as vivências e o fazer pedagógico.

III - Abordar a Educação das Relações Étnico-Raciais em todo o processo de ensino aprendizagem de forma inter e/ou transdisciplinar, com uma abordagem pautada na desconstrução do racismo.

IV - Proporcionar a seus alunos uma formação equivalente à das escolas urbanas, promovendo práticas semelhantes àquelas adotadas por essas escolas, sem promoção de diferenciação metodológica em função dos espaços de vivência e dos conhecimentos empíricos do campo.

As diretrizes do planejamento da professora Maria que estão de acordo com o DRC/MT são:

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Considere as competências:


I. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

II. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

III. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.


De acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), são competências gerais da educação básica:

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Acerca do “ensino por competências”, é INCORRETO afirmar:
Em relação à avaliação na Educação Infantil, analise as afirmativas.


I. Objetiva acompanhar avanços e singularidades.
II. Deve ter caráter classificatório e objetivo.
III. Não deve ser contaminada pelas observações do professor.
IV. Permite ao(à) professor(a) agir como mediador(a) das conquistas das crianças.


De acordo com as perspectivas pedagógicas contemporâneas de avaliação na Educação Infantil, estão corretas as afirmativas